Descrição de chapéu Eleições 2022

Estados projetam atraso para encerrar votação

Ainda há filas em diferentes cidades do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Maceió, Rio Branco (AC), Manaus e Rio de Janeiro

Duas horas após o horário oficial, ainda há eleitores na fila de votação em alguns estados brasileiros, caso do Rio de Janeiro, Amazonas e Maranhão.

O presidente do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), Elton Leme, estimou que a votação deve se estender até 20h devido ao alto comparecimento dos eleitores. A demora é registrada especialmente na capital fluminense, enquanto o interior do estado teve um processo mais rápido.

Após a conclusão da votação, a apuração deve ser finalizada em menos de uma hora, segundo Leme.

"Temos fatores que servem para a próxima eleição. Diria que precisamos investir mais no treinamento dos mesários. Algumas zonas funcionaram melhor do que outras", afirmou.

Fila para votar na Escola Arnaldo Barreto, no Tremembé, em São Paulo - Rubens Cavallari/Folhapress

O problema se repetiu no Maranhão. A presidente do TRE-MA (Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão), Angela Salazar, informou que, por vota das 18h40, ainda havia eleitores votando na capital São Luís e em Bacabal.

Segundo a magistrada, o crescimento do colégio eleitoral maranhense e a abstenção abaixo do esperado explicam as filas.

"Saímos de 4,5 milhões de eleitores na última eleição para pouco mais de cinco milhões aptos a votar. Isso, somado a alguns problemas pontuais, explica porque ainda há sessões com votação em aberto".

No Amazonas, ainda havia eleitores nas filas para votar em 13 cidades, incluindo a capital Manaus.

O TRE no estado atribui as filas à biometria, à quantidade de candidatos para votação, à falta de anotação dos números pelos eleitores e à alteração de horários.

As filas impactaram o ritmo da apuração final dos votos, segundo o TRE.

Com o alinhamento dos horários da votação em todo o país, o horário do voto no Amazonas foi de 7h à 16h pelo horário local, e de 6h às 15h em 13 cidades do estado.

O Rio Grande do Norte registrou média de duas horas de espera nas filas para votação. Em razão da demora, o Tribunal Regional Eleitoral estima o início da apuração dos votos a partir das 17h30 e a divulgação dos resultados por volta das 21h.

A expectativa era encerrar os trabalhos em todas as seções até 18h, segundo o presidente do TRE-RN, Cornélio Alves.

Em Alagoas, o resultado total das eleições também deve atrasar por conta das filas. Segundo o TRE, o pleito aconteceu de forma tranquila, sem casos de violência e ninguém foi preso.

No Acre a votação vai se estender além das 15h local (17h horário de Brasília).

Em mais de 25 seções, na capital e no interior, segundo o TRE, ainda há eleitores na fila aguardando para votar.

O atraso aconteceu por causa da lentidão na votação ao longo do dia.

Nestas seções, os mesários distribuíram senhas para os eleitores que estavam na fila. Quem chegou após as 15h não poderá votar.

No Acre, 14 pessoas foram presas. Em Rio Branco, o candidato a deputado estadual Francineudo Costa (União Brasil) foi preso em flagrante com R$ 2.300 próximo a uma urna quando aliciava eleitores. Ele foi conduzido à sede da PF, prestou depoimento e continua detido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.