Post com supostas críticas de Tarcísio de Freitas a católicos após tumulto em Aparecida é montagem

Candidato ao governo paulista desmentiu conteúdo falso em suas redes sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Post de suposta autoria do candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) em que ele diz concordar "110% com Bolsonaro sobre a arrogância dos católicos" é falso. Na publicação mentirosa, ele teria dito ainda que "a CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil] virou um partido político" pois "eles têm lado e não parece ser o de Deus" e que não se surpreenderá "se aparecerem com batinas vermelhas", o que não é verdade. O conteúdo é uma montagem, que usa o nome do perfil do candidato no Twitter e foto do político.

O falso post circula após tumulto ocorrido em Aparecida, no interior de São Paulo, no feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida. Tarcísio e o presidente Jair Bolsonaro (PL), seu apoiador, compareceram à missa na cidade e provocaram agito, com gritos e vaias.

Em suas redes sociais, Tarcísio afirmou que o conteúdo é mentiroso. "Jamais imaginei ver a esquerda tentar transformar um dia de oração e bênção em minha visita a Aparecida em uma ofensa à fé do brasileiro, simplesmente para tentar confundir eleitores", escreveu.

Quatro homens enfileirados. O mais à direita aparece só o rosto; a seu lado, Bolsonaro, homem branco, de camisa amarela e olhos fechados; ao lado dele, mais à esquerda na foto, Tarcísio, homem branco, de camisa azul, reza de olhos fechados e as mãos em oração; o quarto homem, mais à esquerda na foto, é um homem branco também de camisa azul. Atrás dele há pessoas desfocadas
O candidato ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas, de azul, reza ao lado de Jair Bolsonaro em missa em Aparecida, no interior paulista - Eduardo Knapp - 12.out.2022/Folhapress

Ontem (13), viralizou nas redes sociais conteúdo semelhante –e falso também– envolvendo o nome de Bolsonaro, em caso já desmentido pela Folha.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.