Descrição de chapéu Eleições 2022

Zema é reeleito governador de MG em primeiro turno

Ex-prefeito de BH, Kalil não alcançou votos suficientes para estender a disputa com atual governador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), 57, foi reeleito para o cargo em primeiro turno nas eleições deste domingo (2). Ele obteve 56,18% dos votos válidos com 99,95% das urnas apuradas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil PSD), 63, ficou em segundo lugar, com 35,08%. .

Nas últimas semanas Kalil vinha demonstrando recuperação nas pesquisas de intenção de voto divulgadas pelo Datafolha. As altas, porém, não foram suficientes para levar a disputa à segunda etapa de votação.

O governador Romeu Zema (Novo) - Alexandre Rezende/Folhapress

O governador Zema foi eleito para o seu primeiro mandato em 2018 na onda do bolsonarismo. O candidato do Novo foi o primeiro filiado à legenda a chegar ao comando de um estado.

Empresário responsável pelo Grupo Zema, um conglomerado de empresas fundado pela família, Romeu Zema chegou a pedir votos para o à época candidato à presidência Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno das eleições daquele ano. O pedido ocorreu mesmo com o Novo tendo em 2018 João Amoêdo na disputa pelo Palácio do Planalto.

Nas eleições de 2022, porém, Zema, depois de passar parte do seu mandato como aliado do governo federal, não quis declarar apoio à reeleição do presidente.

Bolsonaro, de olho na popularidade do governador, tentou montar palanque com Zema em Minas, que se esquivou das investidas, alegando que seu partido já tinha um candidato à presidência, o empresário Felipe D'ávila.

Em seu primeiro pronunciamento depois de reeleito, Zema afirmou que seu segundo mandato será melhor porque terá mais deputados em sua base na Assembleia Legislativa.

Zema calcula que serão 40 deputados aliados, ante 3 na eleição para o primeiro mandato. O governador reclamou também do comportamento da Mesa-Diretora da Assembleia, ao longo de sua gestão. "Fomos sabotados", afirmou.

A campanha de Zema pela reeleição foi marcada por ataques do governador ao PT, que se aliou a Kalil para a disputa do Palácio Tiradentes nas eleições deste ano.

Mas foi exatamente a aliança fechada no estado com o candidato do PT à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que ajudou o ex-prefeito a subir nas pesquisas de intenção de voto, como o próprio Kalil admitiu ao longo da campanha.

O ex-prefeito deixou o comando da capital em março de 2022. Sua reeleição, em 2020, foi em primeiro turno. Kalil saiu da prefeitura com alta em sua popularidade, principalmente na capital e na região metropolitana.

No interior, no entanto, era desconhecido. As viagens a outras cidades do estado antes da campanha começaram a se intensificar em maio. Já Romeu Zema, oficialmente, como governador, rodava o estado há pelo menos um ano, em agendas, no entanto, com tom de campanha.

Kalil parabenizou o adversário pela vitória e afirmou que o objetivo agora é se dedicar à campanha de Lula no segundo turno.

"Lula teve uma vantagem em Minas, agora nós temos que trabalhar para ampliar essa vantagem."

Ele também disse que o resultado das urnas é inquestionável. Segundo Kalil, mesmo triste com a derrota, ele não pode reclamar de ter recebido mais de 3,7 milhões de votos.

"Eu posso dizer que estou com a consciência tranquila. Fiz uma campanha tentando tocar o coração do povo. Eu só toquei o coração de 35%, mas já é alguma coisa", afirmou Kalil.

Kalil também fez elogios a Nikolas Ferreira (PL), vereador de Belo Horizonte, que foi o deputado federal mais votado da história de Minas Gerais, com mais de 1,4 milhão de votos.

"Nikolas é extremante inteligente. Ele fazia oposição a mim, mas ele é extremante inteligente, ele é brilhante nos objetivos dele e parece que nasceu para a política", afirmou Kalil.

Também concorreu à eleição Carlos Viana (PL), apoiado por Bolsonaro, com 7,26%. Marcus Pestana (PSDB), Lorene Figueiredo (PSOL), Vanessa Portugal (PSTU), Indira Xavier (UP), Renata Regina (PCB), Lourdes Francisco (PCO) e Cabo Tristão (PMB) não atingiram nem 1% cada um.

SENADO EM MG FICA COM ALIADO DE BOLSONARO

O governador reeleito, por outro lado, amargou uma derrota em Minas nas eleições deste ano. Seu candidato ao Senado, o deputado federal Marcelo Aro (Progressistas) ficou na terceira colocação na disputa pela vaga na Casa, com 19,68% dos votos válidos.

O deputado estadual Cleitinho (PSC), apoiado por Bolsonaro, foi eleito, com 41,63%. Em segundo lugar ficou Alexandre Silveira (PSD), apoiado por Lula e Kalil.Pela manhã, Zema votou em Araxá, no Triângulo Mineiro, acompanhado de Aro. Correligionários do governador, ao longo da campanha, afirmaram que esperavam apoio de Bolsonaro a Aro. O presidente, no entanto, abraçou a candidatura de Cleitinho.

Há cerca de dez dias, durante a campanha, levou o candidato na garupa em uma motociata em Divinópolis, a principal base eleitoral de Cleitinho. Repetiu a "carona" em Poços de Caldas, na última viagem de Bolsonaro a Minas Gerais no primeiro turno.

De acordo com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Minas Geraios, os últimos eleitores no estado votaram por volta das 19h30. O último relatório da Polícia Militar, divulgado às 21h deste domingo, registra 142 ocorrências durante a votação no estado.

Deste total, 14 resultaram em prisões. Todas as ocorrências estão relacionadas a propaganda irregular, como despejo de panfletos de propaganda próximo a áreas em que funcionam locais de votação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.