Descrição de chapéu transição de governo

Alckmin minimiza viagem de Lula em jato de empresário: 'Não tem empréstimo, estão indo juntos'

Presidente eleito viajou ao Egito no avião do empresário José Seripieri Junior

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) tentou minimizar nesta segunda-feira (14) o fato de o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter viajado ao Egito em um jatinho de um empresário.

"A informação que tenho é que não é emprestado, [o empresário] está indo junto para COP. Não tem empréstimo, estão indo juntos no mesmo avião, estão indo mais pessoas, ex-governador, lideranças políticas ambientais, todos juntos", disse Alckmin ao ser indagado sobre o tema em entrevista em São Paulo, quando anunciava nomes da equipe de transição.

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou nesta segunda-feira (14) os novos nomes de integrantes dos grupos técnicos do Gabinete da Transição - Bruno Santos/ Folhapress

Como revelou a coluna Mônica Bergamo, da Folha, Lula viajou ao Egito a bordo de um avião do empresário José Seripieri Junior, fundador da Qualicorp e dono da Qsaúde.

A aeronave do modelo Gulfstream tem capacidade para transportar 12 pessoas e autonomia para voar direto ao país africano, que atualmente sedia a COP27.

Lula e Seripieri são amigos há cerca de dez anos. Durante a campanha eleitoral deste ano, o empresário foi um dos primeiros com quem o petista concordou em se reunir para tratar de suas propostas de governo.

O dono da Qsaúde promoveu jantares reservados em sua casa, reunindo nomes do empresariado como Cláudio Ermírio de Moraes, do grupo Votorantim, e o banqueiro Luiz Carlos Trabuco, do Bradesco.

Na época, protagonistas do mercado apresentavam grande resistência ao nome do ex-presidente e até mesmo em participar de encontros com ele. Em 2019, Seripieri vendeu metade de suas ações da Qualicorp e, posteriormente, deixou os cargos executivos que ocupava .

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.