Descrição de chapéu Governo Lula

Juscelino faz vídeo para se defender de acusações antes de reunião com Lula

Ministro das Comunicações aponta erro no sistema de diárias como justificativa para pagamentos indevidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Antes da reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que vai definir o seu futuro no governo, o ministro Juscelino Filho (Comunicações) publicou nesta segunda-feira (6) um vídeo nas suas redes sociais no qual se defende das acusações de uso indevido de diárias e do avião da FAB (Força Aérea Brasileira).

O ministro aponta um "erro no sistema de diárias", que acabou incluindo indevidamente no cálculo dos valores as datas referentes a fins de semana, quando não teve agendas públicas. Juscelino ainda acrescenta que todas as diárias pagas indevidamente foram devolvidas aos cofres públicos.

Presidente Lula e Juscelino Filho durante evento do gabinete de transição em que foram anunciados os nomes do primeiro escalão do governo - Pedro Ladeira/Folhapress

Lula se reúne com Juscelino na tarde desta segunda para que o titular das Comunicações apresente suas explicações sobre as denúncias de uso indevido de diárias em eventos particulares.

No vídeo, o ministro afirma que vem sendo vítima de "ataques distorcidos" e alega que não houve qualquer tipo de irregularidades em suas viagens.

Juscelino recebeu diárias do governo federal por dias sem agenda de trabalho em São Paulo, São Luís e até no exterior. Até o momento, o total de diárias recebidas pelo ministro em duas viagens internacionais —a Portugal e Espanha— soma R$ 34,2 mil.

De acordo com uma nota divulgada pela pasta na quinta, o titular da pasta decidiu devolver o valor das diárias referentes às viagens do Maranhão e de São Paulo.

Na viagem a São Paulo, o ministro teve apenas duas agendas oficiais e aproveitou a estadia na capital paulista para participar de um evento relacionado a cavalos Quarto de Milha, como revelou o jornal O Estado de S. Paulo Juscelino Filho é criador de animais da raça.

"O primeiro ponto é sobre minha viagem ao Maranhão, que foi uma viagem a trabalho, com reuniões com a gerência regional da Anatel, prefeito de São Luís e até mesmo com o governador do estado. Sobre as diárias, o que aconteceu foi que o sistema gerou automaticamente as diárias para todo o período, um erro de sistema sem diferenciar o final de semana", afirmou o ministro no vídeo.

Juscelino na sequência afirma que devolveu as diárias, ainda em janeiro, antes de as denúncias contra ele virem a público.

"Sabe o que eu fiz? Devolvi as diárias assim que eu soube, ainda no dia 19 de janeiro. Está aí o comprovante para quem quiser ver. E para deixar claro que isso foi um mês antes de surgir qualquer matéria na imprensa sobre isso", completa o ministro, acrescentando que as informações atualizadas já estão disponíveis nos canais do governo federal.

Sobre a viagem a São Paulo, Juscelino Filho afirma que esteve no estado para eventos oficiais e não para eventos relacionados com cavalos. Alega que o mesmo problema no sistema resultou na incorporação do final de semana no cálculo das diárias.

Além disso, o ministro também alega que o uso do avião da FAB se deu por se tratar de uma viagem oficial. O retorno, também em avião oficial, se deu de forma compartilhada com outro ministério, que teria solicitado a viagem.

"Ficam me acusando de ter ido para lá para participar de um evento de cavalos. Isso não é verdade. Eu fui para participar de reuniões com a diretoria da operadora Claro, com as gerências regionais da Telebras e da Anatel, além da montadora BYD. E eu fui sim de voo da FAB porque estava indo para uma agenda oficial. E o meu retorno se deu em voo da FAB compartilhado, solicitado por outro ministério", afirmou.

Juscelino afirma que o erro no sistema de diárias foi detectado por sua própria área técnica. Afirmou que as informações ainda não constam no Portal da Transparência do governo, mas disse que disponibiliza os comprovantes.

"Falam também de uma viagem ao exterior. As diárias foram regulares, relacionadas aos dias de deslocamento e às agendas de trabalho daquela viagem", completou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.