Descrição de chapéu Governo Lula

Lula fala em criar TV estatal internacional para mostrar Brasil no exterior

Presidente diz que tentou levar ideia adiante em mandatos anteriores, mas agora quer esfoço da Secom para concretizá-la

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Lula (PT) afirmou ter pedido ao ministro Paulo Pimenta (Secom) que o governo crie um canal de TV internacional para mostrar o país ao mundo.

"Eu brigo com o Pimenta porque eu acho que um país do tamanho do Brasil tem que ter uma TV internacional", afirmou ele, durante live transmitida nessa terça-feira (1º).

O petista disse que viaja pelo mundo e não vê uma notícia sequer sobre o Brasil em emissoras estrangeiras. "Se você quiser ver uma notícia do Brasil você vê pela TeleSUR, que é o canal da Venezuela."

A Telesur é uma emissora multiestatal sul-americana financiada por governos de esquerda da América Latina.

Lula em cerimônia de lançamento de programa de governo no Palácio do Planalto - Gabriela Biló - 31.jul.23/ Folhapress

O mandatário afirmou que um país de dimensões continentais como o Brasil precisa mostrar toda sua diversidade. Citou o Pantanal e as praias do Nordeste, entre outras belezas naturais.

Lula disse que já tentou em seus mandatos anteriores criar um canal internacional, mas que não deu certo e que recentemente, após seu retorno ao Palácio do Planalto, tentou firmar um convênio com Portugal, mas a proposta não andou.

"Mas eu acho que, agora, o companheiro Pimenta vai fazer um esfoço especial e se Deus quiser a gente vai ter uma TV para mostrar a cara do Brasil", afirmou o presidente.

"Não é para mostrar debate político, não é para mostrar o governo, não é para mostrar o Congresso. É para mostrar simplesmente o Brasil. Mostrar o Brasil como ele é."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.