Descrição de chapéu Governo Tarcísio

Tarcísio exonera número 2 da Agricultura que denunciou fraude em estradas

Marcos Renato Böttcher era secretário-executivo da pasta e entregou ao TCE relatório sobre suspeitas de irregularidades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | UOL

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), exonerou o número dois da Agricultura, Marcos Renato Böttcher.

Ele ocupava o cargo de secretário-executivo da Agricultura, no segundo escalão do governo paulista. A exoneração foi publicada nesta terça-feira (29) no Diário Oficial.

Sentados ao redor de uma mesa preta, com crachas e papeis, cinco homens brancos, vestidos de terno e gravata. Tarcísio, um homem branco, de terno cinza e camisa azul, gesticula na cabeceira da mesa, enquanto é observado pelos demais
O governador de Sao Paulo, Tarcisio de Freitas durante audiência com o entao secretário-executivo da Agricultura e Abastecimento do estado, Marcos Renato Böttcher (ultimo a direita, gravata vermelha) e demais secretarios do governo - Rogério Cassimiro - 06.fev.2023/Governo do Estado de SP

O ex-secretário foi quem entregou ao TCE (Tribunal de Contas do Estado) um relatório com denúncias de irregularidades na construção de estradas rurais do programa Melhor Caminho. O caso foi revelado em julho pelo jornal O Estado de S. Paulo.

De acordo com o Governo de São Paulo, porém, o motivo da exoneração foi "uma troca técnica".

Segundo o documento, o governo estadual pagou R$ 200 milhões por obras que não foram concluídas. Outros R$ 300 milhões foram gastos sem cumprir protocolos internos para garantir a qualidade das obras.

As irregularidades aconteceram entre os anos de 2021 e 2022 durante os governos de João Doria e Rodrigo Garcia.

Segundo o Estado de S. Paulo, um grupo ligado ao deputado estadual Itamar Borges (MDB) faz pressão pela troca de Böttcher.

Tarcísio também planeja exonerar Antônio Junqueira, titular da Agricultura, e Roberto de Lucena, do Turismo, diz o jornal. Eles são citados dentro do próprio governo e da base aliada na Alesp como nomes que não correspondem às expectativas do cargo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.