Foram compassivos com Bolsonaro, diz Gilmar em meio a tensão entre STF e Congresso

Declaração ocorre no momento em que parlamentares reclamam de interferência do Judiciário no Legislativo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Frankfurt

Os ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes defenderam nesta segunda-feira (9) durante uma conferência na Alemanha o papel do STF e do Judiciário como resistência a ataques antidemocráticos no Brasil.

Indagado pela Folha, Gilmar voltou a criticar as propostas de mudanças no Supremo.

O ministro Gilmar Mendes, do STF
O ministro Gilmar Mendes, do STF - Pedro Ladeira - 30.ago.23/Folhapress

O STF está sob fogo cerrado do Congresso, que vê a corte usurpando poderes do Parlamento ao pautar temas que deveriam ser alvo de legislação, como a descriminalização do aborto, das drogas, e a derrubada do marco temporal para demarcação de terras indígenas.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que há apoio suficiente na Casa para aprovar a PEC que restringe as decisões monocráticas no STF e a que estabelece limites para os mandatos dos ministros.

"O timing [das propostas] é impróprio", disse Gilmar, após discurso na conferência "Digitalização e Democracia: um diálogo entre Brasil e Europa", promovido pela OAB e pela Universidade Goethe.

"Como já afirmei, é estranho que se decida começar a reforma constitucional pelo tribunal. Se formos olhar, todos foram quase que compassivos com as investidas do Bolsonaro em respeito à aprovação de todas as medidas –a PEC Kamikaze, redução do preço de combustíveis, e nós na defensiva o tempo todo", disse, referindo-se a medidas eleitoreiras de Bolsonaro durante e pouco antes da campanha de 2022.

Segundo Gilmar, a questão das decisões monocráticas e pedido de vista "já foram resolvidas" com decisão da ministra Rosa Weber. "Estão optando por algo simbólico", disse.

Já Toffoli, em discurso, defendeu a chamada "democracia militante" no Brasil.

"O Judiciário, a advocacia, o Ministério Público, a magistratura, a academia, os advogados, temos atuado de forma precisa e ágil contra aqueles que quiseram destruir e afrontar as instituições democráticas no país", afirmou o ministro, citando a judicialização de temas como os ataques de 8 de janeiro, as tentativas de desestabilizar o processo eleitoral de 2020 e 2022 e a distribuição de vacinas durante a pandemia de Covid.

Toffoli citou as medidas durante as eleições, como bloqueio de contas em redes sociais e de monetização de alguns canais, além de ações contra as plataformas que fizeram lobby contra o PL 2.630, o PL das fake News, como essenciais para a democracia.

"Isso suscitou a comparação com democracia combativa –mas própria democracia, pelo excesso de tolerância, permite a líderes miná-la."

"Trata-se de uma democracia defensiva, de resistência ou combativa, uma atuação reativa pró democracia como resposta a ataques", disse.

Toffoli também citou prefácio feito pelo jurista Celso Lafer à obra da filósofa Hannah Arendt, em que o brasileiro diria que o Judiciário, a magistratura e a academia eram as instituições "garantes da verdade factual no mundo".

A jornalista viajou a convite da Universidade Goethe

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.