Descrição de chapéu Governo Lula

Carro ultrapassa barreira perto do Alvorada e tem pneus furados; PF localiza motorista

Auxiliares presidenciais acreditam que o motorista estava perdido e não tinha a intenção de invadir a residência oficial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Um motorista conseguiu passar de uma barreira de segurança próxima ao Palácio da Alvorada e avançou em direção à área da residência oficial do presidente Lula (PT) na manhã deste sábado (24).

Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República. - Pedro Ladeira -6.fev.2023/Folhapress

Agentes do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) dispararam tiros de advertência, mas o automóvel seguiu e teve os pneus furados por um bloqueio no asfalto, chamado cama de faquir. Isso ocorreu nas imediações do Palácio do Jaburu, residência oficial da Vice-Presidência e que fica antes do Palácio da Alvorada.

Depois, o motorista não parou e ainda teve um dos pneus atingidos por disparos dos agentes do GSI, em local já mais distante da residência. Ainda assim, ele escapou.

Segundo a Folha apurou, a Polícia Federal localizou o homem no meio da tarde deste sábado (24) e o convocaria para prestar depoimento. Segundo informações iniciais, ele teria errado o caminho de casa após sair de uma festa, estava ao celular e provavelmente embriagado.

Mais cedo, em nota, a PF informou que havia iniciado as diligências para apurar o caso e que aguarda "comunicação formal do Gabinete de Segurança Institucional, responsável pelos bloqueios e abordagem, relatando detalhes do ocorrido para auxiliar nas investigações".

"Estão em curso medidas para localizar o veículo, bem como o responsável pela tentativa", afirmou a PF.

Lula estava na residência no momento do incidente, mas não correu risco porque o motorista não conseguiu se aproximar do portão do Alvorada, de acordo com auxiliares do presidente. Auxiliares presidenciais acreditam que o motorista estava perdido e não tinha a intenção de invadir a residência oficial.

Esta não foi a primeira vez que um carro avança contra o palácio.

Em 2008, um homem tentou atravessar a pé o espelho d'água que fica em frente ao local. Mesmo alertado, correu em direção à residência e acabou baleado.

Em 2003, um motorista jogou o automóvel de sua irmã contra o portão de ferro da entrada da residência oficial e teve os pneus furados pelo bloqueio de segurança.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.