Descrição de chapéu ataque à democracia Folhajus

Operação mira bolsonaristas suspeitos de tentativa de invasão a prédio da PF

Ordens foram cumpridas em três estados para investigar episódio de vandalismo contra instituições

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (29) a operação Nero 2, que apura a tentativa de invasão contra o prédio da corporação em 12 de dezembro de 2022, além de dano e incêndio contra o patrimônio público e privado.

A PF cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em Rondônia, São Paulo e Distrito Federal, autorizados pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Ônibus é incendiado em Brasília, no Eixo Monumental, em dezembro de 2022 - Pedro Ladeira/Folhapress

Os alvos são investigados por dano qualificado, incêndio majorado, associação criminosa, abolição violenta do Estado democrático de Direito e golpe de Estado. As penas dos ilícitos, somadas, chegam a 34 anos de prisão.

Em nota, a PF afirmou que a operação tem o "objetivo de aprofundar as investigações para a identificação dos envolvidos" na tentativa de invasão ao edifício da corporação. A polícia, porém, não deu mais detalhes a respeito dos alvos desta quinta-feira.

Em dezembro de 2022, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentaram invadir a PF para resgatar o indígena José Acácio Serere Xavante, que teve a prisão temporária pedida pela PGR (Procuradoria-Geral da República) e autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, que o apontou como um dos integrantes dos atos antidemocráticos na capital federal.

José Acácio participou, entre outros atos, de um em frente ao hotel onde Lula está hospedado durante a transição. O local teve a segurança reforçada após o início do confronto dos bolsonaristas com a polícia, e a praça dos Três Poderes foi fechada.

Após serem repelidos pela polícia em frente ao edifício, os manifestantes foram para outras vias da cidade e atearam fogo em ao menos dois ônibus e em carros. Eles ainda depredaram postes de iluminação e tentaram derrubar um ônibus de um viaduto.

As cenas ocorreram no dia da diplomação do presidente Lula.

Na noite desta quarta-feira (28), a PF também prendeu o deputado estadual Capitão Assumção (PL-ES), por descumprimento de medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes.

O parlamentar violou pelo menos duas medidas cautelares impostas pelo STF. Ele continuou usando as redes sociais, embora estivesse proibido de acessar os perfis. Também publicou imagens dos atos golpistas de 8 de janeiro, logo após à invasão da Praça dos Três Poderes, e escreveu: "Supremo é o povo."

Colaborou UOL

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.