Descrição de chapéu 60 anos do golpe Governo Lula

Dilma defende memória sobre 1964 para não repetir tragédia, e Mourão exalta golpe

Manifestação de ex-presidente se deu nas redes sociais, em meio a vetos de Lula a atos sobre a ditadura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em meio a vetos de Lula (PT) a atos sobre a ditadura militar, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e hoje presidente do NDB (Novo Banco de Desenvolvimento) relembrou os 60 anos do golpe de 1964 e disse que a história não apaga sinais de traição à democracia.

A declaração foi dada na rede social X na manhã deste domingo (31), mesmo dia em que o ex-vice-presidente da República Hamilton Mourão (Republicanos-RS) fez uma homenagem ao golpe.

Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil e atual presidente do NDB (Novo Banco de Desenvolvimento)
Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil e atual presidente do NDB (Novo Banco de Desenvolvimento) - Daniel Ramalho - 6.dez.23/AFP

"Manter a memória e a verdade histórica sobre o golpe militar que ocorreu no Brasil há 60 anos, em 31 de março de 1964, é crucial para assegurar que essa tragédia não se repita, como quase ocorreu recentemente, em 8 de janeiro de 2023", afirmou Dilma na publicação.

A ex-presidente falou sobre o contexto no qual o então presidente João Goulart foi derrubado e afirmou que o momento foi marcado por traição à democracia e eliminação de "conquistas culturais, sociais e econômicas da sociedade brasileira".

"No passado, como agora, a História não apaga os sinais de traição à democracia e nem limpa da consciência nacional os atos de perversidade daqueles que exilaram e mancharam de sangue, tortura e morte a vida brasileira durante 21 anos", afirmou a ex-presidente.

"Tampouco resgata aqueles que apoiaram o ataque às instituições, à democracia e aos ideais de uma sociedade mais justa e menos desigual. Ditadura nunca mais!"

Dilma Rousseff foi presa e torturada durante a ditadura. Em sua gestão na Presidência da República, defendeu resgatar a memória acerca da ditadura militar e do reconhecimento de crimes cometidos pelo Estado.

A fala de Dilma ocorre num contexto de manifestações até agora tímidas por parte de políticos aliados de Lula depois que o ex-presidente vetou atos sobre os 60 anos do golpe.

Em contraposição à política, o senador e ex-vice-presidente da República Hamilton Mourão (Republicanos-RS) fez uma homenagem ao golpe. "A história não se apaga e nem se reescreve, em 31 de março de 1964 a Nação se salvou a si mesma! ", escreveu neste domingo no X.

Até o fim da manhã deste domingo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não havia se manifestado com relação à data. Apoiador da ditadura, o ex-presidente já defendeu a tortura.

Depois de deflagração da Polícia Federal contra Bolsonaro, Mourão chegou a pedir que comandantes das Forças Armadas não se omitissem contra o que chamou de "condução arbitrária de processos ilegais" que atingem os integrantes da instituição.

No Brasil, há previsão legal de enquadramento de incitações a golpes como incitação ao crime. A ditadura militar (1964-1985) foi marcada por desaparecimentos, mortes e torturas feitas pelo Estado brasileiro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.