Descrição de chapéu Eleições 2024 internet

João Campos tem vantagem sobre concorrentes no Recife também em popularidade digital

Prefeito tem ampla vantagem sobre adversários em índice que avalia volume de buscas e engajamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), que lidera as intenções de voto em pesquisa do Datafolha, também está à frente dos concorrentes no âmbito digital.

Campos marca no IPD (Índice de Popularidade Digital), que varia de 0 a 100 e é analisado diariamente pela empresa de pesquisa e consultoria Quaest, 72,7 pontos, com uma vantagem de 23 pontos sobre o segundo melhor posicionado, Técio Teles (Novo), com 49,3 pontos.

O IPD é calculado por meio de algoritmo que coleta e processa 175 variáveis das plataformas X (ex-Twitter), Facebook, Instagram, TikTok, YouTube, Wikipédia e Google. O período avaliado foi de 1º de julho a 10 de agosto.

O prefeito do Recife, João Campos, do PSB, durante evento em São Paulo - Rafaela Araújo - 26.jul.24/Folhapress

Apesar de ter marcado apenas 1% das intenções de voto na última pesquisa Datafolha, Teles tem um ponto a mais que o terceiro colocado em popularidade digital, Gilson Machado (PL), ex-ministro do Turismo do governo de Jair Bolsonaro (PL), com 48,3.

Para a nota final, são consideradas cinco dimensões: fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).

O prefeito atinge pontuação máxima em 3 das 5 dimensões medidas pelo instituto, com bons resultados de engajamentos, menções positivas e crescimento de seguidores. O número de buscas pelo candidato e compartilhamentos dos conteúdos postados nas redes também são bons, mas tem resultados menos expressivos.

Já Gilson Machado tem bom volume de buscas e apresenta crescimento de seguidores, mas pouco compartilhamento e muitas menções negativas.

Daniel Coelho (PSD) aparece em quarto lugar, com 36,5 pontos. Ele tem uma situação quase igual à do ex-ministro, com aumento no número de buscas online, mas pouco engajamento e um volume de críticas maior que a dos concorrentes.

Ele também está estagnado em número de seguidores, o que indica que seu conteúdo não tem atingido novos públicos. O levantamento captou o período anterior ao início oficial das campanhas, que pode ter mudado os índices dos candidatos.

Campos tem ampla vantagem sobre os concorrentes na mais recente pesquisa Datafolha. O candidato do PSB tinha 75% das intenções de voto em julho, contra 7% de Daniel Coelho (PSDB), o segundo colocado, que é apoiado pela governadora Raquel Lyra (PSDB). Campos tem o apoio do presidente Lula (PT).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.