Datena chora ao final de sabatina em tom de despedida: 'Pra mim acabou política'

Apresentador disputa prefeitura pelo PSDB após série de desistências

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O apresentador José Luiz Datena (PSDB), candidato à Prefeitura de São Paulo, desabafou e chorou na reta final de sua participação em sabatina realizada por Folha e UOL nesta sexta-feira (13).

José Luiz Datena (PSDB) participa de sabatina Folha/UOL com candidatos sobre temas de São Paulo - Reprodução/Folha de S.Paulo no YouTube

Datena disse que, se não for eleito prefeito de São Paulo em outubro, colocará um fim à sua tentativa de carreira política. Após a eleição, disse que pretende retomar a sua rotina na TV Bandeirantes.

"Eu ainda tenho esperança. Realmente, tenho esperança [nesta eleição]", afirmou, ao ser questionado se a experiência na política serviu de algo neste momento. Na sequência, porém, parou e começou a chorar. "Eu tentei ajudar as pessoas a votar em mim, até agora não consegui, porra, o que eu posso fazer?"

"Encerro bem, tendo maior respeito por vocês, jovens de imprensa. Eu já sou um velho jornalista, reconheço a ética e capacidade da maioria de vocês", disse antes de deixar a entrevista com lágrimas no rosto.

Com grande popularidade pelos quase 30 anos de aparição na televisão, o tucano não tem conseguido avançar na campanha e, de acordo com o Datafolha, é apenas o quinto colocado na pesquisa de intenção de voto, com 6%.

Antes de se candidatar prefeito em São Paulo, Datena deixou claro que o seu desejo era o ser senador. No entanto, ele ensaiou ser candidato e desistiu em pelo menos quatro ocasiões.

"Para mim acabou a política, se não for eleito [prefeito de São Paulo], acabou. Foi uma boa experiência, a gente fica muito baqueado quando vê resultado de pesquisa, confio plenamente nos profissionais de pesquisas", disse Datena, emocionado.

Em caso de derrota no primeiro turno, Datena adiantou que não deverá apoiar nenhum candidato —embora se diz amigo de Guilherme Boulos (PSOL)— no possível segundo turno e que pretende voltar à televisão.

"Vou morrer sem cumprir o meu sonho. Escrevi um livro, fiz tudo na comunicação. O meu sonho era servir o povo como senador. Eu poderia me aperfeiçoar melhor, e não entrar de cara numa eleição majoritária. Infelizmente, como diria John Lennon o "o sonho acabou" para ser senador, e não de prefeito", disse o tucano.

O tucano também fez um breve retrospecto de sua primeira campanha eleitoral. O apresentador recordou suas caminhadas pela rua da capital e demonstrou o quanto ficou feliz com o carinho do público.

"Foi um estímulo estar com o público, poder andar com o povo. O povão tem um carinho comigo, não tinha ideia. O povo chora, não sei se de alegria ou tristeza", afirmou Datena.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.