Descrição de chapéu Eleições 2024

Datena deixa hospital e diz que segue na campanha

Candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo sofreu mal-estar na segunda-feira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O candidato à Prefeitura de São Paulo José Luiz Datena (PSDB), 67, desmarcou compromissos nesta terça-feira (3) e foi submetido a uma bateria de exames no hospital Sírio Libanês. O apresentador tinha uma caminhada pelo centro de São Paulo, que foi cancelada, e participaria da sabatina Folha/UOL.

O apresentador negou boatos de que a ida ao hospital o faria desistir da campanha. "Estou no páreo, não importa em que posição eu vou ficar", afirmou.

Datena disse ter sofrido um mal-estar na segunda (2). Ele afirmou que realizou "vários exames" e está sob estresse e cansaço. "Claro [que estou cansado], estou em campanha política. Quem não sente [cansaço]? Estou até gostando, mas é cansativo", escreveu à Folha.

José Luiz Datena faz exames no hospital Sírio Libanês
José Luiz Datena faz exames no hospital Sírio Libanês - Divulgação PSDB/Divulgação PSDB

Datena deixou o hospital por volta das 17h e conversou com os jornalistas. Disse que um dos exames apontou uma enzima que marca a saúde do coração. "Mais para frente, depois das eleições, eu vou ter que fazer o sétimo cateterismo e colocar o sétimo stent. Estou virando Robocop, com tantas pecinhas que tenho no coração", afirmou.

Em 2020, o apresentador passou por uma angioplastia, procedimento no tratamento de infarto. Ele também já retirou o pâncreas em decorrência de um câncer e foi diagnosticado com diabetes tipo 2.

"Esses diabetes foram minando minhas coronárias", lamentou o tucano, nesta terça. "Se não fosse a habilidade da equipe médica e os procedimentos de excelência [do Sírio Libanês], eu não estaria aqui para disputar uma eleição."

Ao longo do dia, enquanto esteve sob os cuidados médicos, surgiram rumores de que o jornalista poderia desistir da sua candidatura à prefeitura paulistana.

O ex-presidente do PSDB na capital paulista Fernando Alfredo chegou a gravar um vídeo para dizer que o comunicador utilizaria o seu estado de saúde como desculpa para deixar a corrida eleitoral. Alfredo, hoje, integra a equipe de campanha do prefeito Ricardo Nunes (MDB) e foi expulso do PSDB.

"Eu vou com mais vontade ainda participar desta eleição", afirmou Datena, negando a possibilidade de desistir. "O maior exemplo é estar dentro do próprio PSDB, onde o Mário Covas e o Bruno Covas, mesmo doentes, sustentaram o governo. O Bruno foi um herói e, com uma doença grave, conseguiu vencer uma eleição", prosseguiu.

Além da família Covas, Datena ainda citou o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Winston Churchill e o filósofo Sêneca.

Ele disse que Churchill o ensinou que é possível se "recuperar do fracasso", mas da "desistência, não". "O homem nasce para aprender a morrer, como dizia o Sêneca", disse o comunicador. "O risco de morte não existe, para azar de alguns candidatos", afirmou.

A quase um mês do primeiro turno, Datena diz que deverá seguir suas atividades pelas ruas. É possível, segundo ele, que reserve esta quarta (4) para repousar na sua casa. "Eu não vou, de forma alguma, lutar desesperadamente para ser prefeito de São Paulo nem de lugar nenhum. Acho que as pessoas têm que ser eleitas. Se o povo me escolher, tudo bem. Senão, eu tentei", disse o tucano.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.