Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/12/2010 - 21h50

Para professores, prova da PUC-SP teve nível de dificuldade médio

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Professores dos cursinhos Anglo e Etapa consultados pela Folha consideraram que a primeira fase do vestibular da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), realizada neste domingo.
A prova teve 45 questões de múltipla escolha sobre as disciplinas do núcleo comum do Ensino Médio: Português, Matemática, História, Física, Geografia, Química, Biologia, Inglês, além de algumas questões discursivas e da redação.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Para o coordenador geral do colégio e curso Etapa, Edmilson Motta, a prova muito foi bem elaborada e apresentou um nível de dificuldade médio. "A PUC encontrou um formato muito bom com 45 questões de múltipla escolha e três dissertativas agrupando duas disciplinas, cada".

Veja a correção comentada pelo Anglo
Veja a correção comentada pelo Etapa
Veja a correção comentada pelo Objetivo

Na prova de biologia a questão interdisciplinar aborda um tema atual, o diabetes. O supervisor de biologia do Anglo, Sezar Sasson, alerta para um reparo. No teste de número 27, ele considera que há duas respostas possíveis: alternativas A e D. "O enunciado pede que se assinale a alternativa incorreta e, a nosso ver, ambas estão erradas. A primeira delas (alternativa A) porque utiliza a expressão "alterações no código genético" quando o correto deveria ser "alterações na informação genética". A alternativa D, por sua vez, é incorreta ao apoiar-se numa ideia de cunho lamarckista, afirmando que os antibióticos tornam as bactérias resistentes a essas mesmas drogas".

A prova de Língua Portuguesa da PUC-SP apresentou cinco questões, baseadas em duas reportagens, sobre o mesmo tema. Porém, apenas uma questão - a última, exigia a correlação entre os dois textos. As demais (sobre pontuação, relações sintático-semânticas, significados implícitos e uso de verbos) foram propostas a partir de trechos de uma das reportagens. "Em que pese a Redação nem sempre precisa de enunciados e alternativas, as respostas são inequívocas, de modo que a prova cumpriu adequadamente seu papel", afirma o professor Francisco Platão Savioli, supervisor de língua portuguesa do Anglo.

A relação dos aprovados será divulgada no dia 21 de dezembro no site da PUC-SP. A matrícula será realizada entre os dias 4 e 6 de janeiro do próximo ano.

O vestibular unificado da PUC-SP abrange, além da própria universidade, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Faculdade Santa Marcelina, Faculdades Integradas Rio Branco e a Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página