Conheça os convidados do fórum que debaterá desafios para a gestão escolar
A Folha e o Instituto Unibanco realizam, em 27 e 28 de setembro, o 3º Seminário Internacional de Gestão Escolar.
O evento debaterá formas de melhorar a gestão de instituições de ensino e acontece no Cinearte, no Conjunto Nacional (av. Paulista, 2073) a partir das 9h.
O seminário é gratuito e as vagas são limitadas. Para participar, é necessário se inscrever pelo site do evento.
Confira abaixo os convidados.
*
Divulgação |
Antonio Idilvan de Lima Alencar
Secretário estadual da Educação no Ceará e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). É membro do conselho consultivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e foi presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
-
Divulgação |
Alexsandro Santos
Gerente de desenvolvimento de soluções do Instituto Unibanco. É doutor em educação pela USP. Na educação pública, atuou como professor, coordenador pedagógico, diretor de escola e formador de professores. Foi secretário-adjunto de educação em Franco da Rocha (SP). É consultor técnico legislativo-pedagogo da Câmara Municipal de São Paulo.
-
Divulgação |
Bernadete Gatti
Membro titular da Academia Paulista de Educação, preside o Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Foi docente na USP, professora de pós-graduação da PUC-SP e pesquisadora sênior na Fundação Carlos Chagas. Trabalhou como consultora da Unesco. É doutora em psicologia pela Universidade de Paris e pós-doutora pela Universidade de Montreal e Universidade Estadual da Pensilvânia.
-
Divulgação |
César Augusto Amaral Nunes
Pesquisador no Gepem (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral) da Unicamp. É doutor em física pela Universidade Técnica de Munique e possui especialização pela Faculdade de Educação da Universidade de Harvard. Coordena a participação brasileira no projeto "Desenvolvimento e avaliação da criatividade e do pensamento crítico" da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). É membro do conselho consultivo do Pisa 2021 e pesquisador associado do Instituto Unibanco.
-
Divulgação |
Cláudia Sueli Rodrigues Santa Rosa
Secretária estadual da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte. É pós-graduada em psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde fez mestrado e doutorado em educação. É sócio-fundadora do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Inovação Social (Ibepis). Integra o Conselho Diretivo do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
-
Divulgação |
Elaine Hine
Trabalha com educação em Ontário, no Canadá, há 39 anos. É facilitadora do Conselho de Diretores de Ontário para um projeto que tem como objetivo oferecer oportunidades aos diretores escolares. Tornou-se superintendente de Educação em 2001 e atuou com o Ministério da Educação de Ontário em 2005.
-
Divulgação |
Fernando Luiz Abrucio
Doutor em ciência política pela USP, professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas e coordenador de graduação em administração pública da FGV-SP. É consultor de governos, instituições internacionais e ONGs, como BID, Pnud, Banco Mundial e WWF. É membro do conselho de governança do Todos Pela Educação e coordenador do núcleo de educação e políticas públicas do Instituto Unibanco.
-
Divulgação |
Gersem José dos Santos Luciano
Professor adjunto e diretor de políticas afirmativas da Universidade Federal do Amazonas, onde graduou-se em filosofia. É mestre e doutor em antropologia social pela Universidade de Brasília. Índio Baniwa, foi dirigente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro, da coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira e diretor-presidente do Centro Indígena de Estudos e Pesquisas. Foi secretário municipal de Educação de São Gabriel da Cachoeira (AM), conselheiro do Conselho Nacional de Educação e coordenador geral de educação escolar indígena do Ministério da Educação.
-
Divulgação |
Guiomar Namo de Mello
Membro do conselho estadual de educação de São Paulo e da comissão que está reformulando as diretrizes curriculares dos cursos de formação de professores. Participou da construção do currículo da educação básica da secretaria estadual de Educação de São Paulo e da concepção do programa de capacitação de professores para o novo currículo. É doutora em educação pela PUC-SP e pós-doutora pela Universidade de Londres.
-
Divulgação |
Izolda Cela
É vice-governadora do Ceará. Como secretária de Educação, foi responsável pela implementação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic). Foi secretária de Educação do município de Sobral (CE). É graduada em psicologia pela Universidade Federal do Ceará e mestre em gestão e avaliação da educação pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem especialização em gestão pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.
-
Divulgação |
José Lopes Cortes Verdasca
Professor e membro do centro de investigação em educação e psicologia da Universidade de Évora, em Portugal. Possui doutorado em ciências da educação. Foi professor no ensino básico e secundário, orientador pedagógico, pró-reitor da Universidade de Évora, diretor regional de educação do Alentejo e coordenador nacional do programa Mais Sucesso Escolar do Ministério da Educação de Portugal.
-
Divulgação |
Laurinda Almeida
Professora e vice-coordenadora do programa de estudos pós-graduados em educação da PUC-SP. Trabalhou como professora, orientadora educacional, diretora e supervisora na rede pública e em órgãos centrais da secretaria de Educação do Estado de São Paulo. É doutora em psicologia da educação pela PUC-SP.
-
Divulgação |
Luis Bretel Bibus
Professor visitante e assessor acadêmico e pedagógico de instituições de ensino do Peru, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha e México. Foi diretor de educação básica do Ministério de Educação do Peru. Tem experiência no desenho de programas de modernização pedagógica.
-
Divulgação |
Macaé Evaristo
Secretária estadual de Educação de Minas Gerais. Professora da rede municipal de Belo Horizonte desde 1984, onde trabalhou na coordenação e direção de escola pública. Foi secretária adjunta e secretária municipal de Educação. Foi professora do curso de magistério intercultural indígena e coordenou o programa de implantação de escolas indígenas de Minas Gerais. Atuou como secretária de Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação.
-
Divulgação |
Manuel Palácios
Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, coordenador do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) e doutor em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Foi secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) e possui experiência na área de avaliação de sistemas, instituições e programas educacionais.
-
Divulgação |
Mirela de Carvalho
Gerente de gestão do conhecimento do Instituto Unibanco. Foi gerente de projetos no Instituto Ayrton Senna, assessora na secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, pesquisadora no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e no Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS). Economista, tem doutorado em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.
-
Divulgação |
Ricardo Henriques
Economista, foi secretário nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação e secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento Social. No Rio de Janeiro, foi secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos. Foi membro do conselho de administração do International Institute for Education Planning (IIEP), da Unesco, e é membro dos conselhos da Anistia Internacional Brasil, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Gife, Instituto Natura, Sou da Paz e Todos pela Educação.