Descrição de chapéu 3º fórum Economia Limpa

Conheça os convidados do 3º fórum Economia Limpa

Evento, feito em parceria com a Abralatas, acontece no dia 27 de agosto em São Paulo

Leonardo Neiva
São Paulo

​A Folha realiza no dia 27 de agosto o 3º fórum Economia Limpa, feito em parceria com a Abralatas (Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alumínio). 

Nesta edição, o evento tratará de temas como tributação verde, evolução da Política Nacional de Resíduos Sólidos e combate à poluição de rios e mares.

O fórum acontece a partir das 8h30 na Unibes Cultural (rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré), em São Paulo. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site Folha Eventos.

Conheça a seguir os convidados:

Adriana Lustosa

Diretora substituta do departamento de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente.


Alexander Turra

Professor titular e pesquisador do Instituto Oceanográfico da USP, é integrante da comissão gestora do Plano Nacional de Combate ao Lixo do Mar. Possui graduação em ciências biológicas e mestrado e doutorado em ecologia pela Unicamp.


Ana Alice de Carli

Professora do curso de direito e do mestrado em tecnologia ambiental da Universidade Federal Fluminense, é pesquisadora do Grupo de Estudos em Meio Ambiente e Direito (Gemadi-UFF) e
pesquisadora colaboradora do projeto de investigação "Sustentabilidade e desenvolvimento: perspectiva para a construção de um Estado de direito ambiental no Brasil e Costa Rica".


Arnaldo Jardim

Deputado federal pelo PPS, é o presidente do partido no estado de São Paulo. Foi autor da Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo, da Política Estadual de Resíduos Sólidos e coordenou as frentes parlamentares da habitação, do cooperativismo e da energia limpa e renovável. É titular na Comissão de Minas e Energia e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Infraestrutura Nacional e da Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético.


Donizete Tokarski

É diretor-superintendente da Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene), produtor rural e consultor em temas de meio ambiente e recursos hídricos. Foi chefe de gabinete do Ministério da Justiça, do Ministério da Agricultura e da Secretaria de Políticas Regionais da Presidência da República. Tem graduação em engenharia agrônoma com especialização em gestão ambiental pela FAO/ONU, de Madri (Espanha).


Elbia Gannoum

Presidente-executiva da Abeeólica (Associação Brasileira de Energia Eólica), é doutora em economia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi membro da diretoria da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), economista-chefe do Ministério de Minas e Energia e coordenadora de política institucional do Ministério da Fazenda.


Everardo Maciel

Diretor da LOGOS Consultoria Fiscal, foi secretário da Receita Federal, da Fazenda do Distrito Federal e secretário-executivo dos Ministérios da Educação, da Casa Civil, do Interior e da Fazenda. É consultor jurídico e professor do Instituto Brasiliense de Direito Público.


Fernanda Cortez

Ativista ambiental, é idealizadora da plataforma de educação ambiental Menos 1 Lixo, defensora da campanha Mares Limpos pela ONU Meio Ambiente e apresentadora do programa Menos é Demais, do canal Discovery Home & Health.


João Cesar Rando

É fundador e diretor-presidente do Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) e fundador e presidente da Empresa Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plástico S/A.
Tem graduação em engenharia agrônoma com cursos de pós-graduação em defesa fitossanitária e administração rural.


Jorge Pinheiro Machado

Diretor para a América Latina do R20 – Regions of Climate Action, é cofundador das empresas Ecopower Conferente, Greenovation e do Grupo Soluções da Amazônia. É membro do conselho consultivo do Instituto Inhotim, do Instituto Verdescola e da Arcah.


Luís Fernando Barreto

É promotor de Justiça de Proteção do Meio Ambiente e presidente da Abrampa (Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente).


Malu Ribeiro

Especialista em água da Fundação SOS Mata Atlântica, é jornalista especializada em políticas públicas e gestão de recursos hídricos. Representa a fundação no Conselho Estadual de Recursos Hídricos e foi uma das fundadoras do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, em 2000.


Ricardo Guggisberg

Presidente-executivo da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), é empresário e publicitário. Integra o Grupo de Trabalho sobre Eletromobilidade do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e é conselheiro da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).


Rodrigo Figueiredo

Vice-presidente de suprimentos e sustentabilidade da Ambev, é formado em engenharia civil pela USP e em finanças pela FGV. Possui MBA corporativo e participou da turma de 2007 da instituição de ensino Insead-Wharton.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.