Descrição de chapéu Tecnologia Contra o Câncer

Folha realiza quarta edição de seminário sobre câncer em São Paulo

Evento que discute o uso da tecnologia contra a doença acontece no dia 6 de setembro; veja a programação

São Paulo

​A Folha realiza no dia 6 de setembro a quarta edição do seminário sobre câncer, com o tema “Tecnologia contra o Câncer”, em São Paulo.

Siddhartha Mukherjee, médico, pesquisador e escritor indiano radicado nos Estados Unidos, fará a palestra de abertura com o tema “Genes, Câncer e o Futuro da Medicina”.

Siddhartha Mukherjee, 47, médico indiano, ganhador do Pulitzer pelo livro “O Imperador de Todos os Males: uma biografia do câncer”
Siddhartha Mukherjee, 47, médico indiano, ganhador do Pulitzer pelo livro “O Imperador de Todos os Males: uma biografia do câncer” - Divulgação

Mukherjee é autor dos livros “O Imperador de Todos os Males”, um apanhado histórico sobre a doença, e “O Gene”, resultado de seus estudos sobre a influência da genética na vida das pessoas. Haverá também uma sessão de autógrafos com o escritor durante o evento.

A inteligência artificial e o processamento de imensas quantidades de dados de pacientes com câncer estão mudando a forma de fazer diagnóstico e os tratamentos nessa área da medicina.

Representantes de iniciativas nesse campo em empresas de tecnologia, como IBM e Microsoft, estarão presentes no seminário para discutir o tema ao lado de médicos e pacientes.

As novas formas de fazer prevenção e rastreamento precoce do câncer, que podem evitar maiores complicações, também estão entre os assuntos contemplados nas discussões, das quais participarão especialistas no tema.

Outra área que ganha importância dentro da oncologia é a de cuidados paliativos. Os responsáveis pelo setor que promove essas ações em dois dos mais importantes hospitais do país, A.C.Camargo Cancer Center e Sírio-Libanês, além de pesquisadores, participarão de uma mesa de debates sobre o assunto.

Na última mesa da programação, pacientes e médicos vão compartilhar suas histórias da relação com a doença --do diagnóstico ao tratamento.

O evento, que tem o patrocínio da Roche e apoio do Hospital Sírio-Libanês e da Abbvie, acontece a partir das 8h, no Rooftop 5 & Centro de Convenções (Rua Coropé, 88 - Pinheiros). As inscrições são gratuitas.

 

PROGRAMAÇÃO
Seminário Tecnologia Contra o Câncer


Abertura: Genes, câncer e o futuro da medicina

Horário: 9h

Palestrante: Siddhartha Mukherjee, médico pesquisador da Universidade Columbia e escritor vencedor do prêmio Pulitzer de 2011 ("O Imperador de Todos os Males").

Mesa 1: Inteligência artificial e big data contra o câncer

Horário: 10h20

Palestrantes: Mariana Perroni, coordenadora médica na IBM; Francisco Sapori, especialista de saúde da Microsoft; Pedro Meneleu, superintendente-geral do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), e Paulo Hoff, diretor-geral do Icesp (Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira).

Mesa 2: Desafios na prevenção e controle da doença

Horário: 11h10

Palestrantes: Mayana Zatz, diretora do Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e Células-tronco da USP; Angélica Nogueira Rodrigues, oncologista presidente do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos; Artur Katz, diretor-geral do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, e Eduardo Calderari, diretor de Acesso ao Mercado, Relações Governamentais e Operações Comerciais na Roche Farma Brasil.

Brunch

Horário: 12h10 

Mesa 3: Cuidados paliativos e bem-estar

Horário: 13h

Palestrantes: José Aparecido Da Silva, professor do Departamento de Psicologia da USP-Ribeirão Preto; Sandra Caires Serrano, líder do Departamento de Cuidados Paliativos do A.C.Camargo Cancer Center, e Daniel Forte, coordenador da equipe de Cuidados Paliativos do Hospital Sírio-Libanês.

Mesa 4: A vida com câncer 

Horário: 14h

Palestrantes: Ramon Cordovil, técnico em mecânica industrial, paciente de leucemia e criador de uma campanha por doação de medula óssea com apoio do Paysandu Sport Club; José Ernesto Succi, médico membro do núcleo de Oncologia Torácica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), e Vânia Castanheira, coach de bem-estar e saúde e autora do livro “O Câncer Foi Minha Cura”.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.