Descrição de chapéu Viver com Dor

Folha realiza primeiro seminário para tratar do tema da dor

Evento que acontece no dia 17 de outubro no auditório do jornal terá entrada gratuita

BBC News Brasil/Alamy
São Paulo

Folha realiza no dia 17 de outubro seu primeiro evento para tratar do tema da dor. O seminário “Viver com Dor”, que o jornal promove com o patrocínio da Cristália e apoio da Mundipharma, traz para o debate assuntos frequentemente esquecidos no país, como o subtratamento, o abuso de medicamentos e a dor social.

 Segundo estudo da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), feito em 2015, 42% dos brasileiros sentem algum tipo de dor; 37% dessas pessoas convivem com a dor há pelo menos seis meses. A falta de conhecimento sobre remédios e doses certas para cada tipo de dor está entre as principais causas do subtratamento no país.  

No primeiro debate do evento, especialistas e pacientes discutem como dar qualidade de vida para a população, eliminando o problema da dor com equilíbrio, sem abuso de drogas para evitar uma crise de opióides, como a que ocorre hoje nos Estados Unidos.

Mesmo quando não há sintomas aparentes no corpo, a dor pode ser um fator debilitante. Sentimentos de exclusão e rejeição social atuam sobre a mesma região do cérebro ativada pela dor física, segundo pesquisas recentes. Como medir e tratar aflições como essas? Qual o caminho para a pessoa que passa por essa situação? Como a atuação no campo político e a busca por melhores condições e qualidade de vida podem colaborar para diminuir a dor social? O evento contará com um painel para discutir esse tema.

A dor crônica, que não dá trégua no dia a dia que pode levar ao afastamento do trabalho, também será um dos temas centrais do seminário, que acontece a partir das 8h30 no auditório do jornal (al. Barão de Limeira, 425). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site eventos.folha.uol.com.br.

Veja abaixo a programação.

 

SEMINÁRIO VIVER COM DOR

Quando: 17/10, às 8h30

Onde: Auditório da Folha (al. Barão de Limeira, 425)

Inscrições gratuitas no site eventos.folha.uol.com.br

Programação

Café de boas-vindas (8h30 às 9h30)

Abertura (9h30 às 9h45)

Mesa 1 - Dor Maltratada (9h45 às 10h45)

Participantes: Angela Sousa, chefe do Centro Multiprofissional de Tratamento de Dor do ICESP; Guilherme A. Moreira de Barros, médico e professor do Departamento de Anestesiologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); e João Batista Garcia, médico especialista em dor e professor da Universidade Federal do Maranhão. 

Intervalo - 10h45 às 11h15

Mesa 2 - Acontecimentos, ambiente e percepção: tratando a dor social (11h15 às 12h15)

Participantes: Dirce Perissinotti, psicóloga da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor; José Oswaldo de Oliveira Júnior, diretor da Central da Dor e Estereotaxia do AC Camargo Cancer Center; e Valéria Lúcia dos Santos, advogada.
 

Mesa 3 - Dor crônica (12h15 às 13h15)

Participantes: Aline Turbino, neurologista especialista em dor de cabeça; Mariana Schamas, cinesiologista e massagista; Priscila da Costa Barros, ex-jogadora de basquete e criadora do projeto Vencendo Artrose. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.