Descrição de chapéu Internet das Coisas

Folha realiza primeiro seminário sobre internet das coisas em São Paulo

Evento, que tem entrada gratuita, acontece no dia 30 de janeiro no auditório do jornal

Drone usado em lavoura de Nova Xavantina (MT) - Mauro Zafalon - 22.fev.17/Folhapress
São Paulo

A Folha realiza o Seminário Internet das Coisas no dia 30 de janeiro. Durante o evento, especialistas em tecnologia, comunicações e políticas digitais estarão reunidos para debater as mudanças que a era da conectividade está trazendo.

A conexão entre máquinas via internet, realidade que já ultrapassa os telefones móveis, ainda encontra barreiras para se desenvolver no Brasil. A disponibilidade de internet de alta velocidade é um desses desafios que será debatido durante o seminário.

Como conectar mais pessoas e dispositivos em um país com as dimensões e estrutura do Brasil? Especialistas e representantes do governo estarão juntos para discutir soluções para os entraves e apontar as melhores oportunidades nesse mercado, que deve movimentar cerca de R$ 200 bilhões em 2025, segundo dados da consultoria McKinsey.

Veículos, eletrodomésticos e equipamentos médicos conectados à internet conseguem coletar dados pessoais com grande facilidade e aumentam as preocupações em relação à privacidade e segurança. O tema também será debatido em um dos painéis do evento.

O seminário, patrocinado pela Samsung, tem entrada gratuita e acontece no auditório do jornal (alameda Barão de Limeira, 425), em São Paulo, a partir das 8h30. As inscrições podem ser feitas no site Folha eventos.

 

Seminário Internet das Coisas

QUANDO 30/1, a partir de 8h30

ONDE Auditório da Folha (Barão de Limeira, 425)

Programação

8h30 Café de boas-vindas

9h20 Abertura

9h30 Mesa 1: A era da conectividade: o que mudará?

Participantes: Thiago Camargo Lopes, ex-secretário de Políticas Digitais do MCTIC (Ministério da Ciência e Comunicações); Ricardo Rivera de Sousa Lima, chefe do Departamento de Telecom, TI e Economia Criativa do BNDES; Eduardo Levy Cardoso Moreira, presidente-executivo do SindiTelebrasil, Febratel e Telebrasil, e Eduardo Conejo, gerente sênior de Inovação da Samsung América Latina.

10h30 Mesa 2: IoT no Brasil: oportunidades e desafios

Participantes: Silvia Maria Fonseca Silveira Massruha, chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária; Eduardo Polidoro, diretor de negócios de IoT da Embratel; Renata Zilse, líder do grupo de Experiência do Usuário do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Samsung, e Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP.

11h30 Intervalo do café

12h Mesa 3: Segurança, privacidade e transparência

Participantes: Nilo Pasquali, superintendente de planejamento e regulamentação da Anatel; Mateus Adami, professor da FGV Direito SP, e Márcio Cots, diretor jurídico da Abinc (Associação Brasileira de Internet das Coisas). 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.