Descrição de chapéu Seminário Combustíveis

Inaugurado em 1930 e tombado em 2015, posto segue em atividade até hoje

Erguido pela precursora da Shell, posto Dansa segue padrão de arquitetura que buscava dar às construções comerciais uma aparência residencial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Luiz Antonio Del Tedesco
São Paulo

Ele é bastante singelo em comparação aos megapostos de hoje. Sua construção começou em 1929. A inauguração se deu logo no ano seguinte. 

E até hoje ele está em funcionamento.

Posto Dansa, inaugurado em 1930 - Gabriel Cabral/Folhapress

Localizado no número 11 da avenida da Aclimação, no bairro homônimo, o posto Dansa é o mais antigo em operação na cidade de São Paulo.

Em novembro de 2015, o posto foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) devido à “particularidade estilística da arquitetura da edificação” e por ser um “remanescente raro e íntegro de padrão de construção que se repetiu em vários bairros paulistanos”, conforme consta da resolução de tombamento.

De estilo neocolonial, o Dansa foi erguido pela Anglo Mexican Petroleum Company, precursora da Shell, e seguia um padrão de arquitetura comum à época nos EUA.

Um padrão que buscava dar às construções comerciais uma aparência residencial para facilitar sua integração ao ambiente urbano.

O telhado feito com telhas iguais às usadas em residências, o arco que sustenta o avanço onde os carros são abastecidos e a janela lateral de duas folhas, em madeira e com venezianas, mostram bem a intenção de camuflar a construção em meio a outras casas.

No frontão do imóvel, em azulejos brancos com inscrições em azul, estão a concha que até hoje é o símbolo da Shell e a inscrição “Anglo-Mexican Petroleum Company Limited”.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.