Folha realiza seminário sobre desafios da pós-graduação no Brasil

Evento gratuito acontece no dia 5 de junho, em auditório da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​A Folha realiza um seminário para discutir caminhos para o futuro da pós-graduação no Brasil no dia 5 de junho, em São Paulo.

Com dois debates e a participação de especialistas e representantes de empresas de educação, o seminário Desafios da Pós-Graduação no Brasil, que conta com o patrocínio da Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem entrada gratuita.

Em abril de 2018, uma resolução editada pelo ministério da Educação passou a permitir que empresas e institutos (públicos ou privados) ofereçam cursos de especialização. Antes, apenas instituições de ensino tinham o direito de promover essa formação.

A decisão incluiu ainda a possibilidade de que os cursos operem com menos professores que possuem mestrado e doutorado.

Embora a novidade aponte para um crescimento no mercado nacional de pós-graduação, também impõe desafios à área, como o equilíbrio entre aumento da oferta e manutenção da qualidade dos cursos.

O contingenciamento anunciado pelo ministro da Educação neste mês, que afeta universidades e institutos federais, é outra barreira a ser enfrentada pela pós-graduação no país. Essas organizações são responsáveis pela formação da maior parte dos mestres e doutores que podem lecionar nos programas de especializações.

Como superar essas e outras barreiras em um setor que está em ascensão e tem papel fundamental no desenvolvimento científico, tecnológico e social do país?

O evento acontece no Auditório MackGraphe (r. da Consolação, 930), em São Paulo. As inscrições podem ser feitas no site Folha Eventos.

Seminário Desafios da Pós-Graduação no Brasil
Quando: 05/06
Onde: Auditório MackGraphe (r. da Consolação, 930)

Programação

Credenciamento e welcome coffee

Horário: 8h30 às 9h30

Mesa 1: Aumento da oferta

Horário: 9h30 às 10h30

Participantes: Roberta Lins Estevam de Barros, assessora jurídica do Semesp; Benedito Guimarães Aguiar Neto, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e Steven Assis, diretor-executivo do Santander Universidades

Mesa 2: A Questão da Qualidade

Horário: 11h às 12h

Participantes: Marcelo Saraceni, presidente da Abipg (Associação Brasileira das Instituições de Pós-Graduação); Daniel Castanho, presidente do Conselho de Administração da Ânima Educação; Josiane Maria de Freitas Tonelotto, conselheira da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), e Luiz Roberto Liza Curi, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.