Folha realiza 5ª edição do seminário Exploração Sexual Infantil

Evento virtual em 18 de maio explorou as raízes e possíveis consequências do abuso de crianças e adolescentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Guarulhos (SP)

A Folha realizou, em 18 de maio, a quinta edição do seminário Exploração Sexual Infantil. O evento, que contou com apoio do Instituto Liberta, foi transmitido no site do jornal das 9h às 11h.

Neste ano, o seminário teve como temas principais as raízes e possíveis consequências da violência sexual contra crianças e adolescentes. Questões como racismo, machismo, depressão e gravidez na adolescência, muitas vezes presentes nos casos de abuso infantil, foram debatidas.

Para discutir o assunto, o evento contou com três convidados. Participaram da conversa as colunistas da Folha Djamila Ribeiro, mestre em filosofia pela Unifesp e coordenadora da coleção de livros Feminismos Plurais, e Vera Iaconelli, psicanalista e diretora do Instituto Gerar.

O obstetra Olímpio Moraes Filho, que realizou o aborto legal de uma criança capixaba de 10 anos vítima de estupro em meados de agosto do último ano, também participou. Ele é professor de medicina da Universidade de Pernambuco e diretor do Cisam (Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros).

A mediação foi feita pela presidente do Instituto Liberta e professora da Faculdade de Direito da PUC-SP, Luciana Temer​.

Na abertura do webinar, foi lançado um minidocumentário que aborda a violência sexual na infância. O material foi produzido pela Maria Farinha Filmes, com apoio do Instituto Liberta.

Durante o evento, o público enviou perguntas e comentários por meio do WhatsApp, no número (11) 99648-3478.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.