Folha realiza seminário Vacinação Contra Raiva Humana, para discutir riscos e prevenção da doença

Evento será transmitido ao vivo no site do jornal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha realiza na terça-feira (8) o seminário Vacinação Contra Raiva Humana, evento que reúne especialistas para discutir os riscos dessa doença, e a vacinação na prevenção e no tratamento. A transmissão será das 15h às 16h (horário de Brasília).

A raiva humana é uma doença infecciosa viral aguda que acomete mamíferos, inclusive o homem. Apesar da alta letalidade, é prevenida pelo uso da vacina, que é segura, eficaz e está disponível no Sistema Público de Saúde (SUS).


Veja, abaixo, o vídeo do debate

Quando a profilaxia antirrábica não ocorre e a doença se instala, pode-se utilizar um protocolo de tratamento da raiva humana, baseado na indução de coma profundo, uso de antivirais e outros medicamentos específicos.

​Segundo o perfil epidemiológico da raiva humana no Brasil, apresentado em tese de mestrado do veterinário Alexander Vargas, de 2000 a 2017 foram registrados 188 casos humanos, predominando homens (66,5%); residentes em áreas rurais (67,0%) e menores de 15 anos de idade (49,8%); a mordedura foi a exposição mais frequente (81,6%).

O debate vai discutir a importância de manter em dia a vacinação de pessoas com risco de exposição ao vírus (veterinários, tratadores, guias turísticos e pessoas que moram perto de matas, por exemplo), e como a pandemia afetou a vacinação em animais.

O evento tem patrocínio da Sanofi e será transmitido no site da Folha. O vídeo estará disponível nesta página em breve. O público pode enviar perguntas e comentários pelo WhatsApp, no número (11) 99648-3478.

Confira, a seguir, a lista completa de convidados:

Seminário Vacinação Contra Raiva Humana

HORÁRIO: 15h às 16h

PARTICIPANTES: Marciano Menezes da Silva (primeiro caso de brasileiro que sobreviveu após contrair raiva), Marco Antonio Natal Vigilato (veterinário e conselheiro de Saúde Pública da Organização Pan-Americana de Saúde), Helio Langoni (veterinário com especialização em saúde pública e professor da Unesp), José Geraldo Leite Ribeiro (pediatra, epidemiologista e mestre em medicina tropical)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.