Seminário Folha debate desafios das mulheres no mercado de trabalho

Evento com transmissão ao vivo na terça (8), às 15h, discute perdas da pandemia e empreendedorismo feminino

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​​Na próxima terça-feira (8), às 15h, a ​Folha realiza o seminário Mulheres no Mercado de Trabalho - 2ª edição. O evento, dividido em dois painéis, terá transmissão ao vivo que será disponibilizada neste site.


Acompanhe ao vivo:


Segundo dados do Global Gender Gap Report 2021, do Fórum Econômico Mundial, a paridade de gênero no mercado de trabalho perdeu espaço no mundo: o tempo necessário para que a equidade seja alcançada passou de 100 para 136 anos, em decorrência dos efeitos da pandemia.

A primeira edição do seminário Mulheres no mercado de trabalho foi mediada pela jornalista Alexa Salomão
A primeira edição do seminário Mulheres no mercado de trabalho foi mediada pela jornalista Alexa Salomão - Keiny Andrade - 4.mar.2021/Folhapress

Para Margarita Olivera, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Economia e Feminismos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a crise sanitária prejudicou mais as mulheres tanto pelo aumento na carga de trabalho doméstico não remunerado quanto pela pior inserção no mercado de trabalho.

Olivera, que pesquisa economia a partir de recortes que considerem gênero, raça e classe, é uma das participantes da primeira mesa do seminário, que vai debater como reverter perdas femininas no mercado de trabalho da pandemia.

Um estudo feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) com base na Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) mostra que, mesmo antes da crise sanitária, as mulheres já possuíam uma maior chance de mudar da situação de ocupada para inativa e menor chance de entrar na condição de ocupada, cenário que se intensificou com a pandemia.

De acordo com a pesquisa, em 2020, as mulheres tiveram uma taxa de ocupação de 39,7% em comparação a 58,1% dos homens.

A segunda mesa do seminário, da qual participa a cientista Mona Oliveira, co-fundadora da BioLinker, startup que trabalha com biotecnologia, irá debater as dificuldades da mulher empreendedora.

Para ela, conseguir capital para empreender no ramo da ciência é um desafio, que pode ter mais entraves no caso das mulheres.

"O ambiente de investidores é extremamente masculino, mas existe uma rede de mulheres lutando e querendo desenvolver essas tecnologias. Dentro deste grupo sou uma das poucas que conseguiu investimento", afirma.

O evento tem patrocínio da TIM e apoio do Instituto Nelson Wilians. Durante a transmissão, o público poderá participar com envio de perguntas e comentários pelo WhatsApp, no número (11) 99648-3478.

Veja a programação completa:

Seminário Mulheres no mercado de trabalho - 2ª edição


Mesa 1: Como reverter perdas femininas no mercado de trabalho da pandemia

Participantes: Margarita Olivera, coordenadora do NuEFem (Núcleo de Estudos e Pesquisas de Economia e Feminismos) da UFRJ; Claudia Massei, diretora de Transformação e assessora do CEO da unidade de negócios Motion Control da Siemens; Ana Minuto, coach de carreira e co-criadora do Potências Negras, evento de carreiras para mulheres negras; Maria Antonieta Russo, vice-presidente de recursos humanos da TIM Brasil.


Mesa 2: As dificuldades da mulher empreendedora.

Participantes: Mona Oliveira, co-fundadora da Biolinker, startup de biotecnologia; Paula Paschoal, diretora-gerente do Google Pay; Anne Carolline Wilians, diretora-presidente do Instituto Nelson Wilians; Simone Iliescu, atriz, roteirista e produtora.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.