Descrição de chapéu Saúde da Pele - 2ª edição

Folha promove seminário sobre doenças crônicas de pele

Evento ao vivo debate tratamentos e preconceitos contra dermatite atópica, psoríase e hidradenite supurativa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No dia 18 de agosto (quinta-feira), das 15h às 17h, a Folha realiza a segunda edição do seminário Saúde da Pele, que aborda a jornada dos pacientes e as terapias disponíveis para dermatite atópica, psoríase e hidradenite supurativa. O evento será transmitido ao vivo e o público poderá acompanhá-lo nesta página.

Hoje, para controlar sintomas por mais tempo, as prescrições podem incluir hidratantes, fototerapia e medicamentos corticoides e imunossupressores —há casos, no entanto, em que ocorre efeito rebote, quando a pele reage ao contrário do esperado e as lesões voltam mais intensas.

Por isso, surgem opções de alta tecnologia disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde) ou com cobertura obrigatória pelos planos de saúde. Com início às 15h, a primeira mesa traz especialistas para discutir novos tratamentos para estas três doenças crônicas.

Foto destaca joelhos e cotovelos de uma mulher com psoríase
A psoríase é uma das doenças crônicas de pele a serem abordadas durante o seminário - SNAB/Adobe Stock

Já no segundo painel, que começa às 16h, médicos e pacientes se reúnem para discutir os preconceitos existentes contra as condições crônicas de pele. Causados por desinformação, os estigmas dificultam o convívio social e resultam em quadros de ansiedade, depressão ou estresse que podem inclusive desencadear ou agravar as crises das doenças.

Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha em 2021 mostra que 30% dos entrevistados acreditam que a dermatite atópica é contagiosa, enquanto 47% pensam que maus hábitos de higiene são a causa. Para 36%, quem tem lesões visíveis da doença não deveria sair de casa e, para 33%, os pacientes não poderiam usar transporte público. O estudo foi feito a pedido da empresa farmacêutica AbbVie.

O seminário será mediado por Cláudia Collucci, repórter especial da Folha, e tem patrocínio da AbbVie. O público poderá participar enviando perguntas e comentários por WhatsApp, no número (11) 99648-3478.


Seminário Saúde da Pele - 2ª edição

Mesa 1: Muito além da pele

Data e horário: 18 de agosto (quinta-feira), das 15h às 16h

Abertura: Marco Paschoalin, diretor médico da AbbVie

Palestrantes: Ana Príscia Castro, alergista e imunologista pela USP; Gleison Duarte, doutor em ciências da saúde pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em imunodermatologia pelo Centro Hospitalar de Lyon, na França; Ricardo Romiti, coordenador do Ambulatório de Psoríase do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Mesa 2: Jornada do paciente

Data e horário: 18 de agosto (quinta-feira), das 16h às 17h

Palestrantes: André Carvalho, dermatologista responsável pela Campanha Nacional de Conscientização sobre a Psoríase da Sociedade Brasileira de Dermatologia; Fernando Lima, paciente de hidradenite supurativa; Tatiara Trídico, paciente diagnosticada com dermatite atópica gravíssima; Valéria Aoki, professora e diretora do Laboratório de Imunopatologia Cutânea do Departamento de Dermatologia da USP (Thays Ciconi, fundadora da comunidade Amigos com Psoríase e paciente de psoríase com evolução para artrite psoriásica, foi convidada e havia confirmado presença, mas não participará do painel porque está se recuperando da Covid-19)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.