Riscos da Covid em pacientes vulneráveis é tema de seminário Folha

Evento vai discutir como proteger pacientes imunossuprimidos em tempo de pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A Folha realiza seminário sobre riscos da Covid-19 em pacientes vulneráveis no dia 30 de agosto, às 15h. O evento será transmitido ao vivo pelo site e canal no youtube do jornal.

A Covid-19 pode assumir formas mais graves em pacientes imunodeprimidos, o que representa até 2% da população. São pacientes em tratamento quimioterápico, transplantados, vítimas de doenças congênitas, em hemodiálise, com leucemia, entre outros.

Pacientes oncológicos, por exemplo, tem maior risco de morte por Covid, segundo pesquisa da Oncoclínicas publicada no Journal of Clinical Oncology em 2021. O grupo analisado pelo estudo teve taxa de mortalidade em decorrência da infecção pelo vírus de 16,7%, seis vezes superior à média global, de 2,4%.

Devido aos riscos, os imunossuprimidos foram prioridade em campanhas de vacinação. O seminário vai discutir como o vírus afeta pacientes mais vulneráveis e como é possível protegê-los.

O evento tem patrocínio da AstraZeneca e mediação de Victoria Damasceno, editora de Equilíbrio. O público pode participar enviando perguntas e comentários por WhatsApp, no número (11) 99648-3478.


Riscos da Covid em pacientes vulneráveis


Participantes: Germaine Tillwitz, paciente de câncer de mama metastático; José Osmar Medina, diretor do Hospital do Rim da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo); Lígia Camera Pierrotti, infectologista do Hospital das Clínicas da USP; Nelson Hamerschlak, hematologista do Hospital Albert Einstein.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.