Descrição de chapéu Câncer de Pulmão câncer

Folha promove seminário sobre câncer de pulmão

Desafios de acesso ao tratamento e impactos da pandemia serão debatidos em evento na terça (27)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na próxima terça-feira (27), a Folha promove um seminário para discutir os impactos da pandemia no acesso ao tratamento e ao diagnóstico de câncer de pulmão. O evento, com início às 15h, será transmitido ao vivo e o público poderá acompanhar por esta página.

Nos últimos dois anos, a Covid-19 levou a um aumento no número de exames de imagem do tórax, como radiografias e tomografias, o que ocasionou alta na detecção de doenças pulmonares tradicionalmente subnotificadas, entre elas o câncer.

A estimativa do Inca (Instituto Nacional do Câncer) é de que existam mais de 30 mil novos casos de câncer de pulmão a cada ano do triênio 2020-2022. No entanto, apenas um em cada quatro doentes tem acesso ao diagnóstico.

Exames regulares, para diagnóstico precoce, são indicados para pessoas de alto risco, como fumantes e ex-fumantes.

O seminário irá debater os desafios de tratar tumores pulmonares e estratégias para ampliar o acesso de pacientes a exames e medicamentos.

Com mediação da jornalista Carol Marcelino, o evento tem patrocínio da Dasa Oncologia. O público pode participar enviando perguntas e comentários por WhatsApp, no número (11) 99648-3478.


Seminário Câncer de Pulmão

27 de setembro, às 15h

Participantes: Ubiratan de Paula Santos, coordenador do ambulatório de doenças respiratórias ocupacionais e ambientais do InCor; Maurício Perroud, responsável pelo serviço de oncopneumologia do Hospital de Clínicas da Unicamp; Inês Chaim, executiva de contas, aposentada e paciente oncológica; Aknar Calabrich, oncologista da clínica AMO/Dasa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.