Seminário Folha debate metas para diminuir emissão de poluentes e mudanças climáticas

Evento online acontece na quinta-feira (1º) e discute economia do carbono e litigância climática

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na próxima quinta-feira (1º), a Folha realiza a segunda edição do seminário Mudanças Climáticas. O evento, com transmissão ao vivo, debate o papel do carbono na economia global e as disputas judiciais que envolvem o clima.

Em duas mesas, com duração de uma hora cada, o seminário tem início às 15h e o público pode acompanhar a discussão nesta página.

Acompanhe ao vivo:

Durante o primeiro painel, intitulado A corrida para descarbonização da economia global, os convidados irão discutir metas internacionais para redução de emissões de gases-estufa.

Desde a Cúpula do Clima, convocada pelo governo do americano Joe Biden em 2021, os países passaram a anunciar limites para diminuir a emissão de poluentes até 2030.

Já o segundo painel do evento, com início às 16h, debaterá Justiça, reparação de danos e a vez do carbono nos tribunais.

Eventos climáticos extremos, como tempestades e secas extensas, levam o carbono à Justiça. A litigância climática, tema do debate, tenta, pelo Poder Judiciário, atribuir responsabilidade aos emissores de carbono pelos danos ao ambiente.

A discussão também levanta temas como direitos humanos e justiça climática, já que os mais atingidos por eventos extremos são grupos sociais vulneráveis, como pobres, indígenas e negros.

O evento é patrocinado pela Ambipar. O público poderá participar com envio de perguntas e comentários pelo WhatsApp, no número (11) 99648-3478.


Seminário Mudanças Climáticas - 2ª edição

MESA 1: A corrida para descarbonização da economia global
Horário: Quinta-feira, 1° de dezembro, das 15h às 16h
Participantes: Ignácio Ybáñez, embaixador da União Europeia no Brasil; José Eli da Veiga, economista e professor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo; Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável; Luciane Moessa, diretora-executiva da Associação Soluções Inclusivas Sustentáveis; Rafael Tello, diretor de sustentabilidade da Ambipar

MESA 2: Justiça, reparação de danos e a vez do carbono nos tribunais
Horário: Quinta-feira, 1º de dezembro, das 16h às 17h
Palestrantes: Gabriel Sampaio, coordenador de litígio estratégico da Conectas Direitos Humanos; Diosmar Filho, geógrafo, pesquisador da Associação de Pesquisa Iyaleta; Lina Pimentel, advogada ambiental, sócia do escritório Mattos Filho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.