Descrição de chapéu mudança climática

Seminário da Folha debateu resiliência climática e descarbonização; veja como foi

Evento teve participação de Helder Barbalho e Marina Silva

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha realizou, no dia 3 de junho, a partir das 10h, o seminário "Meio ambiente: resiliência climática e descarbonização". O evento foi apoiado pela Prefeitura de Manaus e pelo Governo do Pará, com patrocínio da fabricante de veículos elétricos BYD.

Gratuito e presencial, no auditório da Folha (Alameda Barão de Limeira, 425), o seminário enfrentou dois debates essenciais em um mundo profundamente afetado pelas mudanças climáticas: resiliência das cidades e eletrificação da frota de veículos sobre rodas.

Mulher parda de terno escuro gesticula com microfone na mão
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede). Ela abrirá virtualmente o seminário - Felipe Werneck/MMA

O encontro teve abertura por videochamada da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e foi mediado pelo repórter João Gabriel, que é especializado na cobertura de meio ambiente.

A primeira mesa, entre 10h30 e 11h30, debateu a preparação das cidades para as mudanças climáticas. Isto porque, entre 1991 e 2023, desastres naturais mataram cinco mil brasileiros e desabrigaram outros nove milhões, causando R$ 130 bilhões em danos materiais diretos, segundo a Universidade Federal de Santa Catarina e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

A mestre em administração pública e presidente do Instituto Talanoa, Natalie Unterstell, e a engenheira civil e professora de Hidráulica e Drenagem da UFABC, Melissa Graciosa, foram as debatedoras.

Homem branco de terno preto segura microfone com uma mão e, com a outra, gesticula
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), fará a fala de encerramento do evento - Rubens Cavallari/Folhapress

A segunda mesa, entre 11h45 e 12h45, foi dedicada à democratização dos carros elétricos no país. Em 2023, o governo federal lançou o programa Mover, que oferece linhas de crédito a montadoras com investimentos em pesquisa e desenvolvimento, e anunciou o IPI Verde, um sistema de benefícios tributários à produção de carros menos poluentes. Os painelistas debateram essas políticas e discutiram o que mais pode ser feito para tornar os veículos elétricos acessíveis.

Henri Karam, gerente de relações públicas da BYD, Roberto Marx, professor do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP, e Davi Bertoncello, membro do conselho diretor da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, estiveram presentes.

Helder Barbalho (MDB), governador do estado do Pará, fez a fala de encerramento do evento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.