Descrição de chapéu Festival Design Weekend

Irmãos Campana celebram 35 anos de parceria criativa

Peças-ícones da dupla serão espalhadas e expostas pela capital a partir do Design Weekend

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Yara Guerchenzon
São Paulo

Fernando e Humberto Campana celebram três décadas e meia de carreira, reconhecida em especial pelo design de móveis, mas também por projetos de interiores, arquitetura, paisagismo, cenografia, arte e moda. 

A dupla está à frente do estúdio que leva seu sobrenome, localizado no bairro de Santa Cecília, onde materiais descartados ou inusitados ganham novos contornos e funções.

Os designers Fernando e Humberto Campana, homenageados na semana de design
Os designers Fernando e Humberto Campana, homenageados na semana de design - Vavá Ribeiro/Divulgação

Cada projeto incorpora a ideia de transformação, reinvenção e integração do artesanato na produção em massa. Assim, matérias-primas simples, como pedaços de isopor encontrados numa caçamba, tornam-se valiosos sob o olhar inventivo dos Campana. 

O resultado são peças de identidade própria, que mesclam a individualidade dos materiais e a brasilidade, em características como as cores.

“Nós, designers, somos coadjuvantes, e os materiais, os protagonistas. Não decidimos o que vamos fazer logo de cara, nem temos um processo definido. Primeiro, ‘ouvimos’ os materiais, descobrimos a sua nobreza, e naturalmente as respostas começam a aparecer, dando forma a uma nova peça”, explica Fernando, 58, arquiteto, o mais novo da dupla, ao lado de Humberto, 66, que é formado em direito. 

Criados em Brotas, no interior de São Paulo, os dois já assinaram projetos para empresas como Alessi, Baccarat, Edra, Fendi, H. Stern, Lacoste, Louis Vuitton, Melissa.

“Nosso trabalho chamou a atenção de pessoas que tiveram interesse em olhar para a nossa cultura de outro ângulo”, diz Humberto. 

Ele lembra que o modernismo teve muita força na construção da identidade do país até o fim dos anos 1960. 

“Mas nós buscamos algo ainda mais enraizado na essência brasileira. A partir do fim da ditadura, tivemos uma oportunidade única de quebrar os moldes e olhar para nós mesmos com liberdade e rebeldia. Essa descoberta, junto com a nossa maneira de observar o entorno, a natureza, os recursos e os materiais do cotidiano, foi o que nos destacou no design internacional”, avalia.

Algumas das peças que projetaram o Estudio Campana foram as cadeiras Vermelha (ganhou esse nome porque a primeira era nessa cor, e pode ser vista na entrada do Hotel Emiliano, na versão dourada); Favela e Corallo. 

Entre as criações preferidas, Humberto cita a instalação Sleeping Piles, apresentada na semana de design de Milão. Fernando indica o sofá Boa, que fica exposto logo na entrada do Hotel Unique: “É uma peça sem estrutura rígida, mas que mantém sua forma envolvente e sensual, graças ao trançado e estofado tubular de 90 metros”.

São 20 atrações em homenagem aos Campana no Design Weekend, entre exposições permanentes e temporárias.

Um destaque é a Escultura Pétalas - Edifícios Habitarte (rua Michigan, 464). Trata-se de uma estrutura de 60 metros de altura que pode ser vista por moradores e por quem passa pela rua. São pétalas de aço e alumínio em movimento, que caem pelo vão entre os prédios até alcançar a praça, aberta à visitação. 

Também vale visitar o salão nobre e o café do Theatro Municipal (praça Ramos de Azevedo, s/n). Grandes superfícies espelhadas nas mesas, nos balcões e nas paredes refletem as cores, os afrescos e a luz. A assimetria e os recortes das peças, características das obras da dupla, estão presentes e, apesar do aspecto moderno, dialogam com a construção clássica. Mesas e luminárias também são deles. 

Outra sugestão é a Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi, no Instituto Bardi (rua General Almério de Moura, 200), onde os dois assinam a instalação formada por colunas cobertas de piaçava. No mesmo local estará em exposição uma edição de miniaturas que resgata o começo da trajetória dos Campana, celebrando os 30 anos da coleção Des-confortáveis.

Além de exposições e instalações permanentes em vários pontos da capital, o Centro Cultural de Brotas, no interior paulista,  vai abrigar a partir do dia 29 de agosto a mostra Campana: Fernando + Humberto, com duração de um ano, que reunirá cinco obras emblemáticas dos irmãos. 

Design Weekend

De 18 a 25 de agosto, acontece em mais de 120 pontos de São Paulo, com atrações gratuitas e pagas; a programação completa estará disponível a partir de 13 de agosto no site designweekend.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.