Moovit firma acordo com Microsoft e vai compartilhar dados sobre transporte público

Informações poderão ser usadas para criação de aplicativos por clientes do Azure, de sistema de computação em nuvem da empresa americana

Filipe Oliveira
São Paulo

O Moovit, serviço de análise de dados de transporte público que informa itinerário e localização de ônibus a partir de aplicativo, anuncia nesta terça-feira (6) parceria com a Microsoft para compartilhamento de informações sobre transporte público.

Os dados coletados pela empresa, criada em Israel há seis anos, serão integradas ao sistema de computação em nuvem da Microsoft, o Azure.

As informações fornecidas pelo Moovit incluirão planejamento de viagem de um ponto a outro, linhas de tranporte e horários de partida e chegada, estações próximas, paradas e linhas com opções multimodais. 
 

Com o acordo, desenvolvedores que usam o serviço da Microsoft para criar seus aplicativos passam a poder integrar as informações do Moovit em seus serviços.

A parceria também pode ser útil para o desenvolvimento de produtos da Microsoft, em especial permitindo novas formas de interação entre usuários e a Cortana, assistente virtual da companhia americana, na hora de definir trajetos.

Como parte da colaboração, o Moovit migrará seus serviços para que passem a ser executados na Azure.

Em nota, Tara Prakriya, gerente do grupo
 de programa do Mapa Azure, disse que a integração de dados sobre transporte também poderá ser útil a clientes de áreas como automotivo, setor público, manufatura e saúde.

O Moovit informa em comunicado que acumula, diariamente, quatro bilhões de conjunto de dados anônimos. 

O aplicativo está disponível em 2.600 cidades, mais de 100 delas no Brasil.

A coleta de dados é auxiliada por rede de usuários do aplicativo, que ajudam a mapear e manter informações de transporte público nas cidades em que o serviço funciona.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.