Robôs fazem pão na feira de eletrônicos de Las Vegas

O BreadBot é do tamanho de um automóvel e totalmente autônomo

Las Vegas | AFP

Será que algum dia os robôs irão substituir os padeiros? O BreadBot, um robô apresentado na feira CES de Las Vegas, consegue fazer mais de 200 pães por dia, inclusive a famosa baguete francesa.

O BreadBot, do tamanho de um automóvel, é totalmente autônomo: a máquina mistura os ingredientes, amassa e assa até 235 pães por dia, cerca de uma dúzia de pães por hora, segundo sua fabricante, a Wilkinson Baking Company, que exibiu o aparelho nesta segunda (7) no Salão Internacional de Eletrônicos para o Consumo (CES), em Las Vegas. O evento abre oficialmente nesta terça-feira (8).

Homem segura pão ao lado de máquina que faz o alimento
Eric Wilkinson com o BreadBot da Wilkinson Baking Company - REUTERS

Por enquanto, o padeiro da vizinhança não tem por que se preocupar: o BreadBot está destinado a supermercados, interessados em oferecer pão fresco feito no local e economizar os custos com frete, segundo o diretor da empresa, Randall Wilkinson.

"Os consumidores querem o pão mais fresco possível, mas quando vão ao supermercado, não sabem quando foi assado", diz Wilkinson, assegurando que sua máquina oferece pão mais fresco que a maioria dos supermercados dos Estados Unidos. 

A empresa afirma que está em negociações com grandes redes de supermercado e também espera entregar robôs ao exército dos Estados Unidos para assar pães nos porta-aviões.

Por enquanto, o BreadBot sabe como fabricar pães em formato padrão, mas Randall Wilkinson assegura que se pode adaptar para fabricar outros tipos de pão, como a emblemática baguete francesa.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.