Descrição de chapéu internet 5g tecnologia

5G deve estrear no Rio na segunda; Florianópolis, Palmas e Vitória serão as próximas

Anatel se reúne nesta quinta (18) para discutir próximos passos da tecnologia no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As próximas cidades a receber o 5G serão Florianópolis, Palmas, Rio de Janeiro e Vitória, o que deve acontecer até 29 de agosto, segundo a Anatel. Na capital fluminense, a conexão deve estrear na próxima segunda (22).

O Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência), se reunirá na manhã desta quinta (18) para deliberar os próximos passos da implantação do 5G no país.

Antena de internet sem fio - Roberto Casimiro/Fotoarena/Agência O Globo

Diante das dificuldades de implantação dos sistemas nas demais capitais, Moisés Moreira, que preside o Gaispi, pedirá, nesta semana, autorização do conselho diretor da Anatel para ter autonomia em possíveis adiamentos.

As capitais com possíveis atrasos são Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Maceió, Teresina, São Luís, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Boa Vista, Manaus e Belém.

O pedido, segundo Moreira, vai prever aval para adiamentos de até dois meses, o que jogará o prazo máximo de implantação do 5G nas 27 capitais para o final de novembro. Pelo plano original, todas deveriam ter o serviço implantado no final de julho.

Curitiba, Goiânia e Salvador receberam o 5G nesta terça-feira (16) após a liberação da faixa de frequência de 3,5 GHz pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

O Rio de Janeiro integrava o grupo, mas foi retirado após relatório da área técnica da agência mostrar a impossibilidade de instalação de filtros para evitar interferências a tempo da reunião do Gaispi ocorrida na última sexta-feira (12).

Com a chegada às três cidades, o país tem oito capitais com a tecnologia. A primeira foi Brasília, em 6 de junho, seguida por Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre e São Paulo.

A Claro, a Vivo e a TIM confirmaram a ativação de suas redes 5G nas três cidades.

Em Salvador, a TIM disse que a cobertura chega a 77 bairros. A da Claro chega a 15 e a da Vivo, 16. Em Goiânia, a TIM cobre 130 bairros. A Vivo, 14, e a Claro, 11. Em Curitiba, a TIM disse oferecer cobertura a todos os 75 bairros da cidade, o que abrange 85% da população. A Vivo cobre 13 e a Claro, 6.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.