Descrição de chapéu Apple

iPhones terão mesma entrada USB de Android, diz executivo da Apple

UE aprovou neste mês lei que impõe um carregador com entrada universal em dispositivos portáteis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O vice-presidente de marketing da Apple, Greg Joswiak, disse nesta quarta-feira (26) que os próximos iPhones virão com a porta USB-C, a mesma utilizada por celulares Android, por exemplo.

"Obviamente, teremos que cumpri-la. Não temos escolha", disse o executivo, referindo-se à lei aprovada pelo Parlamento Europeu neste mês.

A declaração foi feita durante o evento Tech Live, do jornal americano The Wall Street Journal. Joswiak, contudo, não disse se a mudança valerá apenas para a União Europeia.

O regulamento aprovado impõe um carregador universal, com entrada USB-C, para smartphones, tablets e dispositivos portáteis a partir do final de 2024.

Carregador lightning, da Apple
Carregador Lightning, padrão proprietário da Apple - Kaspars Grinvalds/Adobe Stock

A medida obrigará a Apple, que usa uma entrada proprietária chamada Lightning, a modificar os iPhones. Celulares Android, iPads e Macbooks mais recentes já usam a porta universal

Espera-se que a mudança economize pelo menos 200 milhões de euros (US$ 195 milhões, ou R$ 1 bilhão) por ano e reduza mais de mil toneladas de lixo eletrônico anualmente na UE.

Joswiak explicou que a Apple sempre preferiu usar padrões proprietários em seus aparelhos do que ser forçada a adotar recomendações de legisladores. O executivo também argumentou que a troca do Lightning para o USB-C geraria muito lixo, e não o contrário.

No Brasil, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) seguiu a discussão europeia e abriu uma consulta pública entre junho e setembro para proposta de padronização de carregadores de celulares com padrão USB-C.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.