União Europeia torna obrigatório carregador universal para celulares, em derrota para a Apple

Gigante da tecnologia tinha resistido à mudança alegando prejuízo à inovação tecnológica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Francesco Guarascio
Estrasburgo (França) e Bruxelas | AFP e Reuters

O Parlamento Europeu aprovou nesta terça-feira (4) uma lei que impõe um carregador universal, com entrada USB-C, para smartphones, tablets e dispositivos portáteis a partir do final de 2024, uma medida que obrigará a Apple a modificar seus modelos.

O regulamento foi aprovado por maioria esmagadora de 602 votos a favor e 13 contra, com oito abstenções. A medida forçará a Apple a abandonar a entrada específica para seus modelos de iPhone, chamada Lightning.

Durante as discussões, os eurodeputados argumentaram que a adoção de um modelo de carregador universal reduzirá a montanha de carregadores obsoletos descartados todo ano e reduzirá os custos para os consumidores.

Adaptadores USB-C para Lightning Cable exibidos em uma nova loja da Apple em Chicago, Illinois - John Gress - 19.out.2017/Reuters

Espera-se que a mudança economize pelo menos 200 milhões de euros (US$ 195 milhões, R$ 1 bilhão) por ano e reduza mais de mil toneladas de lixo eletrônico anualmente na UE, disse a comissária europeia de Concorrência, Margrethe Vestager.

A Apple resistiu energicamente às medidas para padronizar as entradas de carregamento para celulares e dispositivos portáteis, alegando que tal legislação prejudicaria a inovação tecnológica.

No entanto, os usuários dos modelos mais recentes do iPhone reclamam que a entrada Lightning é capaz de transferir dados em apenas uma fração da velocidade do USB-C.

Apesar de a decisão afetar a Apple, analistas esperam um possível impacto positivo nas vendas, pois pode incentivar usuários de aparelhos a comprarem modelos mais recentes da empresa, trocando os dispositivos que sequer possuem entrada USB-C.

Os regulamentos aprovados nesta terça-feira pelo Parlamento Europeu devem ser aplicados integralmente no prazo de dois anos para celulares, tablets, câmeras digitais, caixas de som portáteis, consoles portáteis de videogames e leitores eletrônicos, entre outros.

No total, 13 categorias de dispositivos eletrônicos terão que se adaptar até o outono de 2024.

No Brasil, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) seguiu a discussão europeia e abriu uma consulta pública entre junho e setembro para proposta de padronização de carregadores de celulares com padrão USB-C.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.