Descrição de chapéu tecnologia microsoft

Microsoft anuncia investimento bilionário na OpenAI, dona do ChatGPT

Empresa inicia terceira fase da parceria com a startup e acelera corrida tecnológica com o Google

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jeffrey Dastin
Reuters

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (23) outro investimento multibilionário na OpenAI, ampliando laços com a startup por trás do chatbot ChatGPT e preparando terreno para mais competição com a rival Google, da Alphabet.

A Microsoft está apostando na OpenAI há quase quatro anos, quando destinou US$ 1 bilhão para a startup cofundada por Elon Musk e o investidor Sam Altman.

Desde então, construiu um supercomputador para alimentar a tecnologia OpenAI, entre outras formas de suporte.

Escritório da Microsoft em Maryland, nos Estados Unidos; empresa anunciou parceria multibilionária com criadora do ChatGPT - Saul Loeb - 18.jan.2023/AFP

Numa postagem em um blog, a Microsoft anunciou a terceira fase de sua parceria com "um investimento multibilionário de vários anos", incluindo desenvolvimento adicional de supercomputador e suporte de computação em nuvem para OpenAI.

Ambas as empresas poderão comercializar a tecnologia de inteligência artificial (IA) resultante, disse a publicação.

Um porta-voz da Microsoft se recusou a comentar os termos do investimento mais recente, que alguns meios de comunicação informaram anteriormente que seria de US$ 10 bilhões.

A Microsoft está comprometendo mais recursos para se manter na vanguarda da inteligência artificial por meio da chamada IA generativa, tecnologia que pode aprender a criar quase qualquer tipo de conteúdo simplesmente a partir de um 'prompt' de texto.

O ChatGPT, que produz prosa ou poesia sob comando, ganhou no ano passado grande atenção no Vale do Silício.

A Microsoft disse na semana passada que pretende imbuir essa IA em todos os seus produtos, já que a OpenAI continua buscando a criação de inteligência semelhante à humana para máquinas.

A Microsoft começou a adicionar a tecnologia da OpenAI ao seu mecanismo de busca Bing, que pela primeira vez em anos está sendo discutido como potencial rival do Google, líder do setor.

A aposta da Microsoft ocorre dias após ela e a Alphabet anunciarem milhares de demissões.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.