Descrição de chapéu Alalaô

Aplicativo ajuda a localizar ponto de encontro no Carnaval

What3Words divide mapa-múndi em áreas de três metros quadrados que recebem um nome único formado por três palavras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com as palavras "ferver", "motivei" e "céus", o universitário mineiro Vitor Mafra pôde marcar um ponto de encontro com amigos da praça Sete de Setembro, em Belo Horizonte. A referência era o monumento do Obelisco, mais conhecido como pirulito —o aplicativo What3Words permitiu marcar qual lado da obra era o certo.

Muito útil para foliões se localizarem no Carnaval, esse programa para celular britânico divide o mapa do globo em quadrados com lados de três metros e associa a cada um deles três palavras únicas. Assim, qualquer pessoa pode buscar os termos para encontrar aquela localidade exata.

Foliões aproveitam o bloco Céu na Terra, pelas ruas do bairro Santa Teresa, no Rio de Janeiro, durante o Carnaval carioca 2023
Foliões aproveitam o bloco Céu na Terra, pelas ruas do bairro Santa Teresa, no Rio de Janeiro, durante o Carnaval carioca 2023 - Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress

A precisão do aplicativo é maior, por exemplo, do que a localização em tempo real do WhatsApp, baseada no GPS, que entrega uma área de cerca 10 metros quadrados, quando a conexão de internet está boa —pode ser mais 100 m², com sinal precário.

A utilidade do What3Words foi demonstrada na noite deste sábado (18) por bombeiros britânicos, que resgataram um homem soterrado na lama com ajuda do aplicativo.

O próprio Mafra, contudo, faz uma alerta: é preciso se prevenir para passar a festa mais popular do país sem perder o celular, seja por furtos, seja por descuidos. A Folha preparou este guia para reduzir riscos de quem quer levar o smartphone para a rua neste feriado.

Como usar

Baixe o aplicativo What3Words na Play Store, para quem tem aparelho Android, ou na App Store, para os donos de iPhone.

Selecione o idioma de sua preferência e conceda permissão de acesso a sua localização para o aplicativo. É necessário se cadastrar com uma conta de email ou de Facebook e concordar com as políticas de uso do aplicativo.

O próprio aplicativo informa que foi criado porque endereços tradicionais nem sempre indicam localizações de forma apropriada.

Já com o mapa aberto, basta clicar no quadrado coincidente com sua posição no mapa —o aplicativo indicará as três palavras associadas àquela área. Depois, envie-as para os colegas para marcar um ponto de referência.

Caso queira encontrar alguém, você só precisa buscar as palavras informadas no campo de busca no topo da tela.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.