Descrição de chapéu internet

Google vai desativar lembretes em calendário para promover app de tarefas repaginado

Migração de lembretes para Google Tarefas começa em março

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Google vai começar a migrar, neste mês de março, as anotações feitas no Google Agenda para seu aplicativo de tarefas, que começou a passar por uma série de reformulações em setembro. A big tech deve desativar os tradicionais lembretes no segundo semestre deste ano.

Quem usa a versão gratuita dos serviços do Google vai começar, a partir de 6 de março, a visualizar a mensagem "torne meus lembretes em tarefas agora". O Google Tarefas promete um layout mais dinâmico do que o atual formato de agenda.

Após 15 dias do início da migração voluntária, a empresa iniciará a transição automática dos lembretes para o Google Tarefas, até a eventual desativação da opção de gravar lembretes no calendário, que pode ser usada para organizar cronogramas de forma coletiva.

O Google Agenda, ou Calendar, entretanto, continuará a funcionar e já permite a opção de gravar "tarefas", nas quais é possível adicionar comentários ao compromisso. O lembrete possibilita apenas a gravação de título.

Imagem mostra um lembrete de um encontro fictício. Uma janela avisa que em breve os lembretes serão automaticamente substituídas por tarefas e dá a opção de fazer a transição agora, com um clique.
Material de divulgação do Google, em inglês, mostra como funciona a opção de migrar lembretes para tarefas. Transição deve ocorrer durante este primeiro semestre - Divulgação/Google

De acordo com o Google, ainda pode levar algumas semanas para que essa opção de migrar lembretes para tarefas esteja disponível para todos os usuários. Quem baixa o aplicativo Google Tarefas já pode converter as anotações no celular.

A opção também valerá para os lembretes criados pelo assistente de áudio do Google, que começaram a ser registrados como tarefas. Não tem efeito, porém, sobre as anotações feitas no bloco de notas virtual Google Keep, que não aparecem no calendário.

Para usuários do Google Workspace (pacote de escritório concorrente do Microsoft Office), a migração começará em 12 de abril e será concluída automaticamente em 22 de maio. O serviço está disponível por R$ 28 mensais ou gratuitamente para organizações sem fins lucrativos ou educacionais.

De acordo com a gigante da tecnologia, o Google Tarefas estará integrado com o Docs (aplicativo de edição de texto), Gmail, Chat e também com o assistente do Google, para proporcionar uma experiência guiada por voz e sem uso de mãos.

O novo aplicativo permite organizar as tarefas por data do compromisso, por marcação de prioridade ou pela ordem escolhida pelo usuário, que também sinaliza a conclusão da tarefa. O layout é similar a outras plataformas de organização como Trello, Keep e o Microsoft Tasks.

O Google Tarefas está disponível na Play Store, para donos de celular Android, e na App Store, para quem tem iPhone.

VEJA PRAZOS DE MIGRAÇÃO

  • Usuários empresariais do Google Workspace:

Migração voluntária começa em 12 de abril de 2023 e deve durar mais de 15 dias.

Migração automática começa em 22 de maio de 2023 e também deve durar mais de 15 dias.

  • Usuários com contas pessoais do Google:

Migração voluntária começa em 6 de março de 2023 e deve durar mais de 15 dias.

As informações são do Google.

Erramos: o texto foi alterado

O aplicativo de tarefas do Google foi lançado em 2018, e não em setembro, como afirmava versão anterior deste texto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.