Kuwait lança apresentadora virtual de televisão criada com inteligência artificial

Projeto está em fase de testes e tem objetivo de realizar a condução de um noticiário do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cidade do Kuwait (Kuwait) | AFP

Um veículo de mídia do Kuwait lançou uma apresentadora virtual de televisão, criada com inteligência artificial (IA), que terá como meta a condução de um noticiário do país.

Vestida com uma camiseta branca e um casaco preto, "Fedha" apareceu no sábado na conta no Twitter do site Kuwait News, no âmbito de um projeto ainda em fase de testes.

"Sou Fedha, a primeira apresentadora do Kuwait que trabalha com inteligência artificial no Kuwait News. Que tipo de notícia você prefere? Ouvimos suas opiniões", disse em árabe clássico.

Foto mostra homem com túnica branca assistindo a uma tela com fundo roxo que mostra a jornalista Fedha, criada por inteligência artificial. A âncora é uma mulher branca e loira e veste uma blusa branca com blazer preto aberto por cima
Jornalista assiste a vídeo introdutório da âncora Fedha, criada por inteligência artificial - AFP

O site, afiliado ao Kuwait Times, o primeiro jornal em inglês do Golfo fundado em 1961, está testando o potencial da IA para propor "conteúdo novo e inovador", explicou o editor-chefe Abdulá Boftain à AFP.

Em sua opinião, a apresentadora pode, no futuro, adotar o sotaque kuwaitiano e apresentar um noticiário na conta do Twitter do Kuwait News, que tem mais de 1,2 milhão de seguidores.

A aparência física da apresentadora, loira de olhos claros, reflete, segundo Boftain, a diversidade da população do rico país petroleiro, composta por kuwaitianos e expatriados.

"Fedha representa todo o mundo", afirma.

Seu vídeo de apresentação de 13 segundos suscitou muitas reações nas redes sociais, especialmente de jornalistas.

"Nossos empregos estão em risco. Fedha e seus colegas serão nossos substitutos em um futuro próximo?", questiona um deles.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.