Descrição de chapéu WhatsApp tecnologia Twitter

WhatsApp permite editar mensagens 15 minutos após envio; entenda como vai funcionar

Recurso está disponível para parte dos usuários e deve atingir todos os públicos nas próximas semanas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O WhatsApp anunciou, nesta segunda (22), o lançamento de recurso para editar mensagens. A empresa adicionou a opção ao aplicativo de parte dos usuários, incluindo brasileiros.

A atualização "estará disponível para todos nas próximas semanas", diz o comunicado. As pessoas com a a atualização terão até 15 minutos para alterar o conteúdo das mensagens.

Para retificar as mensagens, os usuários precisam pressionar o balão com o trecho incorreto, até aparecerem as opções. No iPhone, basta clicar em "Editar" e alterar o texto. Em aparelhos Android, é necessário clicar nas reticências ("...") e selecionar o botão "Editar."

A esquerda está a legenda: "A edição de mensagens chegou!". Ao lado direito, estão três telas de smartphones. A primeira indica confusão do interlocutor, que não entendeu a mensagem "vou me mudar amanhã, pode me dar uma mãe?" A segunda mostra o processo de edição. A última mostra a mensagem correta: "Vou me mudar amanhã, pode me dar uma mão?"
Novo recurso do WhatsApp permite editar mensagens. Nota no pé do texto informa momento da edição - Divulgação/WhatsApp

Essa opção já consta em publicações e comentários de Facebook e Instagram, redes sociais da Meta, dona do WhatsApp. O aplicativo de bate-papo Discord também permite edição de mensagens.

Os trechos com edição aparecerão com a palavra "editada", junto com o horário, no rodapé, para que o destinatário saiba da alteração. "Assim como com todas as mensagens pessoais, arquivos de mídia e chamadas, as suas mensagens e as edições que você faz são protegidas com a criptografia de ponta a ponta", afirma a Meta em nota.

No Twitter, usuários comemoram que vão aposentar as mensagens para retificar erros.

Outros dizem que a edição de mensagens vai aumentar a possibilidade de dissimulação no aplicativo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.