'Google Indoor View' mostrará caminhos dentro de aeroporto e metrô; veja vídeo

Serviço começará a funcionar em Cumbica nas próximas semanas; estações Barra Funda e Paraíso serão as próximas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Google anunciou nesta terça-feira (27) um recurso para se orientar dentro de locais fechados e movimentados como estações de metrô e aeroportos na cidade de São Paulo. O serviço começa a funcionar em Cumbica nas próximas semanas —a empresa não especificou data.

A aplicação usará inteligência artificial (IA) para oferecer direções a partir de imagens coletadas pela câmera. Vídeo exibido durante o Google for Brasil, principal evento da empresa no país, mostrou uma pessoa com smartphone na mão apontando rumo a corredores e lojas —o programa mostrava o caminho para chegar ao local de embarque.

A dificuldade, até então, era que o sinal de GPS tem origem em satélites e, por isso, não funciona em locais fechados. Com a IA, esse problema é contornado.

Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, em São Paulo. Prédio desenhado pela arquiteta Lina Bo Bardi tem colunas expostas vermelhas e fachada de vidro, sobre um grande vão.
Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, em São Paulo. Espaço é um dos locais que podem ser vistos no Google Immersive View - Gabriel Cabral/Folhapress

Depois do aeroporto de Guarulhos, os próximos locais a receberem a função chamada de "Google Indoor View" serão as estações de metrô Pameiras-Barra Funda e Paraíso.

O Google lançou também um recurso de visualização imersiva em pontos turísticos brasileiros. É possível visitar os arredores de locais como Cristo Redentor, Masp (Museu de Arte de São Paulo), Catedral de Brasília e Centro do Dragão do Mar, em Fortaleza.

O clima que aparece na simulação varia de acordo com a previsão do tempo para o dia escolhido. Informações de tráfego também aparecem na simulação. Para fazer o passeio tridimensional, é preciso abrir o Google Maps e clicar no ícone "Immersive View" (visão imersiva, em inglês).

As imagens multidimensionais são criadas com IA a partir de imagens aéreas e bilhões de fotos do Google Street View, ferramenta que permite visualizar lugares a partir de fotos. O recurso foi a única novidade da conferência anual do Google realizada em 10 de maio a chegar ao Brasil. A empresa pretende que a funcionalidade funcione em qualquer ponto do mapa.

Veja principais pontos turísticos disponíveis para visualização em Brasília

  1. Catedral de Brasília

  2. Congresso Nacional

  3. Memorial JK

  4. Palácio do Planalto

  5. Santuário São João Bosco

  6. Palácio do Itamaraty

  7. Museu Nacional da República

  8. Teatro Nacional Cláudio Santoro

Em Fortaleza

  1. Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

  2. Catedral Metropolitana de Fortaleza

  3. Estátua de Iracema Guardiã

No Rio de Janeiro

  1. Cristo Redentor

  2. Maracanã

  3. Aqueduto da Carioca

  4. Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro

  5. Museu de Arte Contemporânea de Niterói

  6. Teatro Municipal do Rio de Janeiro

  7. Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Em São Paulo

  1. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

  2. Pinacoteca de São Paulo

  3. Catedral de São Paulo

  4. Mercado Municipal de São Paulo

  5. Prédio Altino Arantes

  6. Pátio do Colégio

  7. Mosteiro de São Bento

  8. Museu Catavento

A novidade do Google Maps havia sido anunciada sem data de lançamento durante a conferência de maio e já estava nos planos da empresa desde 2022. Na ocasião, o presidente-executivo do Google, Sundar Pichai, afirmou que, com a simulação, usuários se planejarão com mais detalhes para passeios turísticos, para evitar imprevistos.

Vice-presidente do Google Maps, Yael Maguire veio presencialmente ao Brasil e foi o único porta-voz estrangeiro no evento. Ele apresentou um passeio nos arredores do Masp, que disse planejar visitar.

Maior evento da empresa não cita data para lançar chatbot

O principal evento do Google no país terminou sem menções ao chatbot Bard, concorrente do ChatGPT. Executivos do gigante das buscas no país não citaram data de lançamento no país. A versão atualizada da IA (Inteligência Artificial) geradora de texto foi o grande anúncio da conferência anual da empresa, mas deixou o Brasil de fora.

Interface do Bard, chatbot anunciado pelo Google nesta segunda (6)
Interface do Bard, chatbot anunciado pelo Google nesta segunda (6) - Divulgação/Google

O Google trabalha na versão em português do Bard, segundo o engenheiro-chefe da área de buscas Bruno Pôssas. Ele não quis comentar por que o Brasil está excluído da lista de acesso ao Bard.

Na sua conferência anual, em maio, o Google lançou seu chatbot concorrente do ChatGPT, Bard, em 180 países, mas deixou o Brasil e membros da União Europeia de fora do pacote.

Brasil e países europeus têm entrado em embates com as big techs em temas como regulação de inteligência artificial, práticas anticoncorrenciais e combate às fake news.

O Google teve de atrasar os planos de lançar o Bard na Europa após a Comissão de Proteção de Dados da Irlanda declarar que a empresa entregou informações insuficientes sobre como vai proteger a privacidade de cidadãos europeus, segundo o site Politico.

Na saída do evento, o presidente do Google no Brasil, Fabio Coelho negou que o atraso no país tenha a ver com LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). "As nossas soluções de IA generativa vão chegar ao Brasil ainda neste ano. A gente está passando por um processo de curadoria, de análise, de aperfeiçoamento para que isso chegue bem ao Brasil."

Na América Latina, Argentina, Bolívia, Chile, Equador, México, Paraguai e Peru estão entre os países com acesso à ferramenta. Entre os países lusófonos, Moçambique e Angola, por exemplo, também estão na lista contemplada pelo lançamento.

É possível acessar a versão em inglês do Bard com o uso de VPNs, tecnologia que mascara o endereço de navegação e permite, por exemplo, simular um acesso da Argentina.

Pôssas afirmou que o Google pretende anunciar outras novidades com base em inteligência artificial nas próximas semanas. Não falou quais nem quando.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.