Descrição de chapéu Apple União Europeia

iPhone 12 vai receber atualização no mundo todo após suspeita de radiação excessiva

França retirou produto do mercado após testes apontarem nível de emissão de ondas maior que o limite; empresa nega

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | AFP

A Apple vai atualizar o sistema operacional do iPhone 12 no mundo todo depois que a França decretou a retirada do produto do mercado devido ao nível de emissão de ondas magnéticas, informou a empresa americana nesta sexta-feira (15).

Inicialmente, a empresa havia informado que a atualização do software seria para os usuários franceses, mas depois anunciou que o processo aconteceria em todos os países onde opera.

"Após conversas e conforme solicitado pela ANFR [a Anatel francesa], a Apple me assegurou que implementará uma atualização no iPhone 12 nos próximos dias", afirmou o secretário para assuntos digitais francês, Jean-Noel Barrot, em um comunicado enviado à AFP.

"Esperamos que o iPhone 12 continue disponível na França", acrescentou a Apple.

iPhone 12 foi lançado em outubro de 2020, com sistema operacional de três gerações atrás. Aparelho estava em exposição em vitrine em Nantes, França. Smartphone tem acabamento vermelho.
iPhone 12 foi lançado em outubro de 2020, com sistema operacional de três gerações atrás. Aparelho estava em exposição em vitrine em Nantes, França - Stephane Mahe/Reuters

Comercializado desde o final de 2020, o iPhone 12 é um produto em fim de vida útil comercial. A agência francesa ANFR declarou na terça-feira (12) uma retirada temporária do mercado francês devido a um nível muito alto de emissão de ondas.

Especificamente, o iPhone 12 excede em 1,74 watts por quilograma (W/kg) o valor limite regulamentar correspondente à energia que o corpo humano pode absorver ao segurar o telefone na mão.

Em muitos casos semelhantes, os fabricantes atualizam seus dispositivos antes que o aparelho seja retirado.

Esse não foi o caso da Apple, que enfrentou pela primeira vez esse procedimento sancionatório. A fabricante tem duas semanas para propor medidas corretivas.

A ANFR "está se preparando para testar rapidamente essa atualização que, em última análise, tornaria o modelo adequado", disse o secretário francês.

A Apple inicialmente questionou as conclusões da agência, afirmando que o iPhone 12 estava em conformidade com os padrões definidos em todo o mundo.

O fabricante americano critica "o protocolo de testes específico usado pelos reguladores franceses" e nega "qualquer problema de segurança", mas lançará a atualização.

Na quinta (14), a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) afirmou que irá apurar se o nível de radiação emitida pelo modelo está de acordo com as normas brasileiras. A agência também irá contatar a homóloga francesa para ter mais detalhes e acionar a fiscalização, segundo nota desta sexta (15).

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), "atualmente não há evidências de que a exposição a campos eletromagnéticos de baixa intensidade seja perigosa para a saúde humana".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.