Descrição de chapéu tecnologia microsoft Apple

Com 100 milhões de usuários por semana, ChatGPT ganha atualização

Inteligência artificial, em versão para assinantes, tem conhecimento até abril de 2023 e compreende textos de 300 páginas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No primeiro evento da OpenAI para programadores, o chefe-executivo da criadora ChatGPT, Sam Altman, anunciou uma atualização da inteligência artificial —agora capaz de compreender textos longos e com acesso a informações mais recentes.

O modelo divulgado nesta segunda (6), em São Francisco (EUA), recebe o nome de GPT-4 Turbo. Com as melhorias, a inteligência artificial passa a ter conhecimento sobre fatos de até abril de 2023.

A ferramenta também ganha capacidade de compreender informações contextuais de cerca de 128 mil fragmentos de palavra —o correspondente a um livro de 300 páginas.

Chefe-executivo da OpenAI, Sam Altman, durante evento de anúncio da integração do ChatGPT ao buscador da Microsoft Bing. Altman é um homem branco de suéter verde a calças jeans. Ele está à esquerda de um telão.
Chefe-executivo da OpenAI, Sam Altman, durante evento de anúncio da integração do ChatGPT ao buscador da Microsoft Bing - Jason Redmond/AFP

A nova versão do ChatGPT também ganhou a capacidade de interpretar quais funções adicionais usar sem precisar de comandos prévios. Antes, por exemplo, para fazer buscas na internet era necessário selecionar uma opção em um menu no topo da tela. Agora a plataforma identifica a necessidade de fazer a busca a partir das instruções textuais apenas.

O mesmo valia para outras funcionalidades voltadas a programação e interpretação de dados.

Ainda no evento, Altman anunciou que o ChatGPT alcançou uma média de 100 milhões de usuários por semana, sem precisar de publicidade. "Tudo foi feito no boca a boca", afirmou. Já as redes sociais, a título de comparação, costumam divulgar esse dado por dia.

Atualmente, 2 milhões de programadores desenvolvem aplicações a partir da tecnologia da OpenAI.

A princípio, o GPT-4 Turbo fica restrito a clientes corporativos da OpenAI. Esse público paga a startup de IA por quantidade de texto gerado e não tem uma assinatura fixa.

O anúncio do GPT-4 Turbo, além dos avanços técnicos, também vai baratear o modelo de linguagem em mais de 60%. Até então, o GPT-4 custava 20 vezes mais do que o GPT 3.5.

A partir desta segunda, todas as opções de serviço para empresas da OpenAI ficam mais baratas.

Outra novidade anunciada nesta segunda foi a possibilidade de desenvolver plataformas especializadas chamadas de "GPTs" dentro do próprio ChatGPT. Com isso, será possível, por exemplo, treinar uma versão do ChatGPT dedicada a responder dúvidas sobre biologia, com menos chance de erro.

Isso poderá ser feito sem necessidade de programação, apenas com comandos em texto.

Soluções como essa já estavam em testes em grandes empresas, como o aplicativo de bate-papo Discord. A empresa usa uma IA desenvolvida com a OpenAI para identificar mensagens violentas e dar respostas adequadas aos usuários.

A moderação de discursos abusivos na internet é uma das apostas da OpenAI para gerar dinheiro a partir de suas soluções de inteligência artificial.

Desenvolvedores poderão vender os GPTs em uma loja da OpenAI, similar a App Store, da Apple, e a Play Store, do Android.

As plataformas da OpenAI também ganham nesta segunda a funcionalidade de ler textos com seis diferentes vozes. A demonstração foi feita em inglês e não há informações se o recurso funcionará em outros idiomas.

Os aplicativos do ChatGPT para smartphone já eram capazes de receber comandos por voz e de interpretar imagens desde atualizações anteriores.

Em sinal de reforço da aposta da Microsoft na OpenAI, o presidente-executivo da gigante da tecnologia, Satya Nadella, fez aparição surpresa na conferência. O apoio da empresa fundada por Bill Gates é crucial na dispendiosa corrida pela vanguarda na inteligência artificial.

A equipe da OpenAI desenvolve modelos de linguagem em supercomputadores Azure da Microsoft. Em contrapartida, a fabricante do Windows tem agregado os recursos da startup de IA aos seus produtos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.