Descrição de chapéu Financial Times tecnologia

OpenAI anuncia retorno de Sam Altman como CEO da startup

Nova diretoria será formada por ex-chefe da Salesforce, Bret Taylor, e ex-secretário do Tesouro dos EUA, Larry Summers

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

George Hammond Camilla Hodgson Madhumita Murgia
San Fracisco e Mumbai | Financial Times

A OpenAI anunciou nesta quarta-feira (22) que chegou a um acordo para que Sam Altman retorne à empresa como CEO dias após sua demissão, encerrando uma longa discussão sobre o futuro da startup que está no centro do boom da inteligência artificial.

Em uma reviravolta dramática, Altman, que foi demitido pelo conselho de diretores da OpenAI na semana passada, será reintegrado sob a supervisão de uma nova diretoria.

Greg Brockman, co-fundador da OpenAI que deixou a empresa na sexta-feira (17) após a demissão de Altman, retornará ao lado dele. Não foi anunciado qual papel ele assumirá em seu retorno.

A princípio, Altman atuará sob a supervisão de um novo conselho de diretores, composto pelo ex-CEO da Salesforce, Bret Taylor, como presidente, o ex-secretário do Tesouro dos EUA, Larry Summers, e Adam D'Angelo, membro do atual conselho da OpenAI e CEO da plataforma Quora.

A reintegração de Altman oferece uma solução para a crise que colocou quase todos os funcionários e investidores da empresa contra o conselho formado por quatro pessoas que o demitiu na semana passada.

"Eu amo a OpenAI, e tudo o que fiz nos últimos dias foi para manter essa equipe e sua missão unidas", escreveu Altman no X em resposta ao anúncio de seu retorno.

Sam Altman
Sam Altman - Amir Cohen/Reuters

O conselho que demitiu Altman na sexta-feira incluía D'Angelo, também co-fundador da OpenAI, Ilya Sutskever, a empresária de tecnologia Tasha McCauley e Helen Toner, do Centro de Segurança e Tecnologia Emergente da Universidade de Georgetown.

Sob pressão dos funcionários, Sutskever mudou de posição na segunda-feira (20) de manhã e passou a apoiar a reintegração de Altman. Dos quatro membros, apenas D'Angelo estará no novo conselho.

D'Angelo, Toner e McCauley negociaram em conjunto e apoiaram um resultado que permitiu que apenas um deles permanecesse, disse uma pessoa envolvida nas negociações, acrescentando que haverá uma investigação independente sobre o que aconteceu.

Como parte do acordo para trazer Altman de volta, ele concordou em não retornar ao conselho, disse a pessoa. A OpenAI não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre os termos de sua reintegração.

Com o "apoio" do novo conselho da OpenAI, Altman disse que espera "retornar à OpenAI e construir nossa forte parceria com a Microsoft".

Na segunda-feira (20), quase todos os mais de 700 funcionários da OpenAI ameaçaram sair, a menos que o conselho renunciasse e reinstalasse Altman e Brockman.

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, havia prometido seu apoio a Altman durante o fim de semana, oferecendo contratá-lo e a Brockman —ou apoiar seu retorno à OpenAI. A Microsoft possui uma participação minoritária significativa na OpenAI.

Nadella disse que estava "confiante pelas mudanças no conselho da OpenAI" e acreditava que a decisão era o "primeiro passo essencial para um caminho de governança mais estável, bem informada e eficaz". Altman e Brockman teriam "papéis-chave" ao lado da equipe de liderança da empresa, acrescentou.

Emmett Shear, co-fundador do serviço de livestreaming Twitch, que foi nomeado pelo conselho como CEO interino no domingo, disse estar "profundamente satisfeito" com um resultado "que maximizou a segurança e fez o que era certo para todas as partes envolvidas".

Josh Kushner, fundador da Thrive Capital, um importante investidor de capital de risco na OpenAI que havia pressionado pelo retorno de Altman, disse acreditar "que este é o melhor resultado para a empresa, seus funcionários, aqueles que constroem suas tecnologias e o mundo em geral".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.