Descrição de chapéu tecnologia microsoft

Relação entre Microsoft e OpenAI começou em 2015; veja cronologia dos negócios

Após demissão da OpenAI, Sam Altman assumirá comando de laboratório de pesquisa de Microsoft voltado à IA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Laurence Benhamou
AFP

A saída estrondosa do cofundador da empresa de inteligência artificial OpenAI, Sam Altman, e sua contratação espetacular pela Microsoft são um novo episódio de uma intensa relação empresarial.

Aqui estão alguns momentos-chave de sua história:

Chefe-executivo da Microsoft, Satya Nadella, à direita, conversa com o ex-chefe-executivo da OpenAI, Sam Altman, em evento para desenvolvedores da OpenAI, realizado na Califórnia. Altman é um homem branco em jeans e suéter verde. Nadella é um homem marrom e veste suéter marinho.
Chefe-executivo da Microsoft, Satya Nadella, à direita, conversa com o ex-chefe-executivo da OpenAI, Sam Altman, em evento para desenvolvedores da OpenAI, realizado na Califórnia - Justin Sullivan/Getty Images via AFP

Fundação da OpenAI


Foi fundada em 2015 por um grupo de empresários e investidores, incluindo Sam Altman, Greg Brockman e o cofundador da Tesla, Elon Musk.

Foi registrada como uma organização sem fins lucrativos que publica pesquisas e software de código aberto disponíveis para todos.

Aliança com a Microsoft


Musk deixa o projeto OpenAI em 2018 após confrontos com o conselho de administração. Altman transforma a OpenAI em uma empresa de "benefícios limitados" e busca novos investidores.

- Microsoft investe 1 bilhão de dólares -
Em 2019, a Microsoft investe 1 bilhão de dólares na OpenAI, principalmente na forma de créditos de computação, em troca de um papel na futura comercialização de suas tecnologias.

O objetivo da Microsoft é desenvolver sua oferta na nuvem, onde compete com o Google (Alphabet) e a Amazon.

Lançamento do GPT-3


A OpenAI lança o GPT-3 em 2020, a terceira versão de seu modelo de linguagem em grande escala, treinado com enormes volumes de texto extraídos da internet pela infraestrutura de computação da Microsoft. Esse modelo é muito mais poderoso do que seus concorrentes, com cerca de 175 bilhões de parâmetros.

Um supercomputador para treinar IA

A Microsoft anuncia em 2020 que construiu um supercomputador projetado exclusivamente para treinar grandes modelos da OpenAI. Sua rede na nuvem, Azure, poderá disponibilizar esses sistemas para os clientes da Microsoft.

Imagens geradas por IA

A OpenAI anuncia em 2021 que desenvolveu o DALL-E, um modelo de IA capaz de gerar imagens quando fornecidas descrições.

ChatGPT se torna público
A OpenAI ganha atenção mundial com o lançamento em novembro de 2022 do ChatGPT, um modelo de linguagem aberto ao público, inicialmente disponível gratuitamente.

Microsoft supostamente busca participação


Em janeiro de 2023, a Microsoft anuncia "um investimento de vários bilhões de dólares ao longo de vários anos": 10 bilhões de dólares, de acordo com a mídia americana.

A empresa afirma que está "investindo no desenvolvimento de sistemas de supercomputação especializados" para sua parceria com a OpenAI, mas não menciona a aquisição de participação acionária. Segundo a mídia americana, a Microsoft tentou comprar 49% da OpenAI, em uma oferta que a avaliava em 29 bilhões de dólares.

- Microsoft integra o GPT-4 em seus produtos -
Em março de 2023, a Microsoft afirma que integrará a versão GPT-4 da OpenAI em seus produtos de consumo, como o mecanismo de busca Bing, o email Outlook e a suíte Office (Word, Excel), mas cobrará mais dos usuários.

/

Demissão de Sam Altman


A Microsoft não foi notificada da decisão do conselho de administração da OpenAI na sexta-feira de demitir Sam Altman, segundo relatos da imprensa americana.

Depois de tentar reintegrá-lo durante o fim de semana, o grupo anuncia que o contratará, assim como o cofundador Greg Brockman.

Estes últimos sugerem que continuarão a criar produtos de IA na Microsoft, e Brockman anuncia a contratação de vários executivos-chave da OpenAI para esses projetos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.