Ronaldo Lemos

Advogado, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ronaldo Lemos
Descrição de chapéu Folhajus tecnologia Twitter

Por que Sam Altman foi demitido da Open AI?

Hipótese mais provável: por apressar desenvolvimento de IA, time de segurança e responsabilidade derrubou executivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No último dia 6, Sam Altman era uma das pessoas mais importantes do planeta. Foi quando a OpenAI realizou sua conferência de desenvolvedores. Todos os olhos estavam voltados para ele. Afinal, em um ano, o executivo levou a empresa a valer US$ 90 bilhões (cerca de R$ 441 bilhões).

Altman atuou como mestre de cerimônias. Anunciou avanços impressionantes no modelo de inteligência artificial da empresa, inclusive que qualquer pessoa poderia criar sua própria inteligência artificial e vender seus serviços pelo site da empresa. Parecia um novo Steve Jobs. Do palco, casualmente, anunciava mudanças tecnológicas capazes de afetar o planeta inteiro.

Ex-chefe-executivo da OpenAI, Sam Altman, em entrada de fórum de discussão sobre inteligência artificial com senadores. Ele é um homem branco, de cabelos castanhos, vestido em paletó e gravata.
Ex-chefe-executivo da OpenAI, Sam Altman, em entrada de fórum de discussão sobre inteligência artificial com senadores - Julia Nikhinson/Reuters

Corte para o dia 17 de novembro. Sam Altman é sumariamente demitido pelo conselho da OpenAI. A notícia que circula é que nem Altman nem os investidores da empresa sabiam da demissão até minutos antes. A demissão foi justificada afirmando que Altman não estava sendo transparente, ou seja, havia mentido para o conselho.

Geralmente, comunicados de demissão são documentos chatos e previsíveis. Cheios de platitudes de que a pessoa vai "dedicar tempo à família" e coisas do tipo. No caso de Altman, o documento é uma bomba atômica. Culpa o próprio demitido pela demissão com palavras duras.

O que Altman teria feito para isso? A hipótese mais provável até agora é que houve um racha interno no conselho, que foi vencido pela ala de "trust and safety" (confiança e segurança).

Sam queria andar rápido, implementar produtos novos sem olhar para as consequências. Isso esbarrou no fato de a OpenAI ter uma estrutura corporativa incomum. Ela é regida por uma entidade sem fins lucrativos, que por sua vez, controla uma subsidiária com fins de lucro. É esta que tem investidores e gera dinheiro.

Conheço bem essa estrutura. Ela é também aplicada pela Mozilla, criadora do browser Firefox. Por 6 anos integrei o conselho da Mozilla e vi como a dinâmica corporativa é distinta quando há uma entidade sem fins lucrativos controlando as principais decisões do grupo.

O racha foi grave a ponto do presidente do conselho também sair da empresa, algo pouco falado, mas revelador. A ala ligada à cautela prevaleceu e demitiu Sam.

Há rumores de que os novos produtos lançados no dia 6 de novembro possuíam falhas de segurança, inclusive a possibilidade de vazar dados dos usuários. Isso teria levado a própria Microsoft, principal investidora da OpenAI, a suspender o uso interno de produtos da empresa.

Outro fator é que a irmã de Altman fez acusações contra ele. Mas esse não parece ter sido o fator da sua demissão (se fosse, o presidente do conselho não teria também renunciado).

A decisão coloca a OpenAI em estado de incerteza. Vários membros da equipe, incluindo cientistas e desenvolvedores, pediram demissão em solidariedade.

Sam foi substituído por Mira Murati, uma engenheira albanesa brilhante, de 35 anos, que gosta de usar jaquetas de couro e sorrir enquanto explica as possibilidades da IA.

A queda de Altman é uma vitória também para Elon Musk. Quando estive com Altman no Brasil em agosto, ele deixou claro que a relação dele com Musk havia se deteriorado a ponto de serem hoje inimigos. Musk está rindo enquanto Sam vive a aurora do seu ocaso.

Ainda vai ter muita água sob ponte. As dores do parto da inteligência artificial continuam.

Já era Sam Altman como presidente da Open AI

Já é Mira Murai como presidente da Open AI

Já vem Expectativa do que Microsoft fará a partir de agora nesse cenário de incerteza

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.