Regulador italiano notifica ChatGPT por violação de leis de privacidade

Entidade afirma que OpenAI violou regras na coleta de dados para treinar chatbot

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Flavia Rotondi
Roma | Bloomberg

Um órgão regulador da Itália afirmou nesta segunda-feira (29) que o ChatGPT, criado pela OpenAI, e as técnicas usadas para coletar dados dos usuários violam as leis de privacidade do país.

De acordo com a entidade, a descoberta foi feita em uma investigação aberta por ela em março do ano passado e a empresa que criou o chatbot já foi notificada.

Robô fica a frente da palavra inteligência artificial com o símbolo do ChatGPT ao lado
OpenAI, criadora do ChatGPT, é notificada por órgão que regula privacidade na Itália - Dado Ruvic/Reuters

Em seu comunicado, o órgão italiano disse que "os elementos adquiridos podem indicar uma ou mais violações das regulamentações da UE". A OpenAI tem 30 dias para responder à descoberta.

O ChatGPT é um chatbot que a inteligência generativa com modelos que produzem texto, imagens e código semelhantes aos humanos em segundos.

A OpenAI, sediada em San Francisco, é apoiada pela Microsoft que, juntamente com o Google, da Alphabet, tem utilizado a inteligência artificial para aprimorar seus produtos.

Na abertura da investigação em março, o órgão italiano citou a falta de base legal que justificasse o agrupamento e armazenamento dos dados dos usuários para treinar os algoritmos. Foi solicitada a suspensão temporária da coleta de dados.

Na ocasião, o órgão informou que a OpenAI poderia ser multada em até 20 milhões de euros (cerca de R$ 106,3 milhões) ou até 4% da sua receita anual.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.