Países da Europa aprovam proposta de legislação sobre Inteligência Artificial

Negociações precisaram superar resistências de Alemanha e França; espera-se que votação final seja em abril

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bruxelas | AFP

Os países da União Europeia aprovaram nesta sexta-feira (2) um ambicioso projeto de legislação para regular o uso de Inteligência Artificial (IA), que havia sido objeto de intensas negociações, foi anunciado oficialmente.

"Estamos felizes em anunciar que os embaixadores [dos 27 países da UE] confirmaram unanimemente o texto da proposta sobre normas comuns sobre IA", anunciou a delegação da Bélgica, que ocupa a presidência semestral do bloco.

Colagem sobre controvérsias envolvendo Inteligência Artificial
Colagem sobre controvérsias envolvendo Inteligência Artificial - Diana Yukari/Folhapress

A Comissão Europeia (o braço executivo da UE) apresentou seu projeto de lei sobre IA em abril de 2021, mas o surgimento de plataformas como o ChatGPT, no final de 2022, provocou uma mudança completa de cenário.

Essa tecnologia pode produzir dissertações, traduções ou poemas complexos em apenas alguns segundos, o que modificou completamente a dimensão da proposta.

Sistemas semelhantes podem criar imagens ou sons, e os especialistas rapidamente alertaram para os riscos em termos de manipulação ou circulação de informações falsas.

Em dezembro passado, o Parlamento Europeu e os países do bloco haviam chegado a um acordo político, mas vários países levantaram questionamentos que deixaram a finalização do texto em incerteza.

Após considerar as observações —apresentadas principalmente pela Alemanha e França— os representantes permanentes dos países do bloco em Bruxelas finalmente deram o sinal verde final nesta sexta-feira.

O comissário europeu do Mercado Interno (responsável por essa negociação), Thierry Breton, disse que o pacote de projeto legislativo é "um pioneirismo mundial".

"Os Estados membros do bloco aprovaram hoje o acordo político, reconhecendo o equilíbrio encontrado pelos negociadores entre inovação e segurança", disse.

Nessas negociações, Alemanha e França queriam que a regulamentação protegesse as empresas europeias especializadas em IA.

Antes que essa iniciativa seja aplicada, o Parlamento Europeu terá uma votação final, que poderá ocorrer em abril.

No entanto, a regulamentação não entrará em vigor imediatamente, pois alguns de seus dispositivos começarão a ser aplicados em seis meses, e outros em dois anos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.