Descrição de chapéu tecnologia Apple

Van LGBT, óculos da Apple, bicicleta geradora e robô limpador estão no Web Summit; veja vídeos

Em evento sem grandes lançamentos de produtos, empresas reúnem público com ativações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O Web Summit Rio não tem broches de IA, robôs humanoides ou carros autônomos, como outros eventos de tecnologia realizados mundo afora. O foco do evento no Riocentro não é o lançamento de produtos, mas sim tecnologias abstratas como inteligência artificial, criptomoedas e energia renovável.

Por isso, as empresas apostam em ativações criativas para seduzir os presentes.

A drag queen Melina Blley protagonizou a ativação do app de relacionamento Grindr no Web Summit Rio 2024. Ela veste amarelo.
A drag queen Melina Blley protagonizou a ativação do app de relacionamento Grindr no Web Summit Rio 2024 - Mauro Pimentel/AFP

Van LGBTQIA+

Um dos exemplos dessa estratégia é a van amarela do app de relacionamento LGBTQIA+ Grindr, que formava fila para ver seu interior. A recompensa para quem entrava se limitava a uma ecobag com o logo do app de relacionamento e uma foto no interior do veículo, que lembra uma limusine festiva.

A empresa de tecnologia não produz dispositivos ou qualquer bem palpável, seu produto é uma plataforma só existente na tela do celular. Restou à equipe de marketing a chance de criar algo do zero para representar o espírito da companhia.

À frente da van, a drag queen Melina Blley fazia caras e bocas para os visitantes, que respondiam com pedidos de fotografia.

Apple Vision Pro

Participante do Web Summit testa óculos de realidade aumentada Apple Vision Pro em Web Summit Rio. Homem usa camiseta preta e veste aparelho branco no rosto
Participante do Web Summit testa óculos de realidade aumentada Apple Vision Pro em Web Summit Rio - Folhapress

A empresa de software Globant fez uma grande fila ao expor um dos atuais objetos de curiosidade de quem gosta de tecnologia: os óculos de realidade virtual da Apple, o Vision Pro, vendido nos EUA por mais de R$ 17 mil e não comercializado no Brasil.

A empresa fez uma simulação de como clientes poderiam conhecer e testar carros de forma remota com o auxílio do dispositivo. Isso, em tese, poderia ser feito com roupas, móveis, casas e até em visita a eventos à distância.

O cliente da Globant, no caso, são os negócios, que contratariam a empresa para criar esses ambientes de simulação.

Arte abstrata com IA

Dispositivos apresentado por Itaú usa sinais neurais e pulso do participante para criar uma arte abstrata em uma tela
Dispositivos apresentado por Itaú usa sinais neurais e pulso do participante para criar uma arte abstrata em uma tela - Folhapress

Um dos maiores bancos do Brasil, o Itaú organizou uma ativação conceitual para chamar os participantes do Web Summit. Em cadeiras que isolavam o participante do ambiente, os atendentes colocavam sensores nos pulsos e na testa do voluntário para coletar o pulso e ondas neurais.

Esses dados eram processados por uma inteligência artificial que produzia uma arte abstrata personalizada. A representação visava mostrar como a tecnologia pode ser usada para interpretar as mais diversas informações com os mais diversos objetivos.

Robô limpador de painel solar

A empresa de energia portuguesa EDP mostrava um robô desenvolvido por pesquisadores brasileiros e holandeses. A máquina que parece algo entre um cortador de grama e um carro de Fórmula 1 serve para limpar painéis fotovoltaicos de usinas de geração de energia eólica.

Um funcionário da empresa ficava responsável por pilotar o robô com auxílio de um joy stick. A máquina também pode funcionar de forma automatizada.

Bicicleta geradora

Pessoas em bicicletas ergométricas adaptadas para gerar energia da Vibra
Pessoas em bicicletas ergométricas adaptadas para gerar energia da Vibra - Mauro Pimentel/AFP

A distribuidora de combustíveis Vibra fez uma ativação que lembra a equipe Rocket do desenho Pokémon. Colocava as pessoas para pedalar uma bicicleta ergométrica até encher uma bateria.

Quem completava a carga primeiro ganhava um prêmio: uma lanterna que funcionava também a partir do esforço humano, com um botão de fricção.

Demais estandes

A maioria das empresas participantes apostou em receitas mais simples, com oferecimento de café, canapés, brindes e palestras. Neste ano, o Web Summit teve a exposição de 175 empresas parceiras e de 1.066 startups de 42 países.

O repórter viajou a convite do Web Summit

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.